A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) publicou duas pesquisas na quinta-feira (7), que examinam as atitudes dos consumidores de cripto do Reino Unido.
O primeiro estudo, conduzido pela empresa de pesquisa Revealing Reality, usa entrevistas qualitativas para focar no entendimento de criptomoedas e motivações por trás das decisões das pessoas de investir em ativos de criptomoeda. Os pesquisadores entrevistaram 31 consumidores de cripto e selecionaram 17 deles para uma entrevista de acompanhamento.
De acordo com as entrevistas, muitos vêem criptomoedas como uma maneira de “ficar rico rápido” e um atalho para a riqueza e dinheiro fácil. Aqueles que compartilham essa postura frequentemente mencionam o comportamento dos outros nas redes sociais como motivação para investir.
Além disso, a maioria dos entrevistados mostrou falta de compreensão das criptomoedas. Por exemplo, alguns dos entrevistados não percebem que podem comprar uma parte de uma moeda em vez de comprar uma moeda inteira.
Finalmente, Realidade Reveladora descobre que os ativos de criptomoeda são acompanhados por um comportamento de risco, ou seja, os investidores parecem não realizar pesquisas suficientes antes de sua primeira compra de cripto, baseando-se principalmente em recomendações influentes.
Outra pesquisa, conduzida pela agência de pesquisa Kantar TNS em dezembro de 2018, envolveu 2.132 consumidores do Reino Unido. Foram feitas várias perguntas sobre sua conscientização quanto aos ativos de criptomoeda, bem como hábitos de compra. Apenas um quarto dos entrevistados, a maioria homens entre 20 e 44 anos, sabe identificar as criptomoedas, enquanto 58% nunca ouviram falar do conceito, 23 por cento dos entrevistados afirmaram ter ouvido pela primeira vez sobre criptomoedas de notícias on-line, enquanto 22 e 16 por cento receberam informações da mídia tradicional ou amigos / familiares, respectivamente.
Apenas 51 pessoas das 2.132 entrevistadas já haviam comprado criptomoedas. Metade delas admitiu ter conduzido uma pesquisa geral antes da compra, enquanto 25% ficaram felizes em apenas discutir com amigos, familiares ou colegas. Assim como no estudo anterior, alguns dos investidores (31%) vêem as criptos como uma aposta que poderia ajudá-las a ganhar dinheiro.
Com base nos resultados de dois estudos, a FCA alertou os consumidores do Reino Unido sobre os riscos relacionados aos ativos de criptomoeda, lembrando-os de que eles não são regulamentados no país. Segundo a FCA, investir em criptos poderia levar à perda de todos os recursos devido à alta volatilidade do mercado.