O Polkadot é um projeto de código aberto fundado pela Web3 Foundation. Embasado no conceito de parachains (cadeias periféricas) o Polkadot é um protocolo fragmentado que permite que redes de blockchain operem juntas.
Cada parachain é uma blockchain de governança própria, de função específica para cada tipo de uso, que se conectam em paralelo com a blockchain do Polkadot.
Isto faz com que o sistema de transações e interações entre as parachains estejam interconectados, provendo assim um sistema em rede de blockchains altamente escalável.
Com isto, várias transações podem ser realizadas em paralelo na blockchain permitindo que um número maior de transações sejam realizadas dentro do mesmo período de tempo.
Desta forma, o protocolo exponencia as suas camadas de segurança uma vez que as parachains passam a combinar suas atividades de segurança de forma multi aplicada, agregada e aplicada a todos.
Ao se conectar ao Polkadot, os desenvolvedores de blockchain podem protege-las desde o seu início, diferentemente de muitos casos onde um projeto precisa estabelecer uma comunidade robusta que o proteja de ataques hackers.
Apesar disto, as parachains são livres para projetar seus próprios mecanismos de governança, permitindo liberdade máxima sem afetar outros parachains.
As atualizações do protocolo acontecem sem bifurcações por meio de votação transparente dentro da cadeia, de modo que o desenvolvimento do protocolo nunca para devido à falta de um processo claro.
A cadeia de retransmissão usa um mecanismo de governança sofisticado que é projetado para estabelecer um processo transparente, responsável e vinculativo para resolver disputas e atualizar a rede.
Polkadot usa seu consenso original denominado GRANDPA (GHOST-based Recursive Ancestor Deriving Prefix Agreement), que em boas condições de rede processa e finaliza os blocos de forma muito rápida, quase que instantaneamente.
Já em más condições, como por exemplo numa partição de rede, o GRANDPA pode finalizar os blocos enquanto as partições são resolvidas pela governanças de cada parachain.
O Polkadot possui cadeias de contratos inteligentes WebAssembly, sendo que a sua rede de dados conecta todas as cadeias de armazenamento de arquivos em conjuntos de dados selecionados.
Também possuem uma cadeia de oráculos que fornecem informações fora da cadeia para toda a rede Polkadot.
A sua plataforma possui diferentes tipos de cadeias, sendo elas:
Cadeias de identidade – ligam contas a uma identidade persistente e permitem o acesso a outros parachains por meio de um número menor de contas.
Cadeias financeiras – permitem que os usuários mantenham todos os seus criptoativos em seus portfólios, incluindo pontes para o Bitcoin, Ethereum, Litecoin, ZCash e Bitcoin Cash.
Cadeias de internet das coisas – definem padrões de IoT para comunicação máquina a máquina.
Cadeia de privacidade do Zero Knowledge ou pontes para cadeias ZK-snarks existentes.
Cadeias de armazenamento de arquivos – promovem o armazenamento de dados na cadeia.
Ponte para Ethereum – permite a interação entre os contratos inteligentes do Ethereum e do Polkadot.
A plataforma possui o Token DOT, que são utilizados para participar das decisões de governança, incluindo a apresentação de propostas, votação e vinculação.
O Token DOT recentemente entrou no top 10 do Coinmarketcap, e no momento da redação desta reportagem ocupava o sétimo lugar em capitalização de mercado desbancando o Litecoin.
O DOT também estava cotado a US$4,01 dólares, com capitalização de mercado de US$3,41 bilhões de dólares distribuídos em pouco mais de 852 milhões de Tokens em circulação.