Não é irracional que as empresas e as redes desenvolvam, promovam e usem seus próprios tokens e criptomoedas. Muitas ofertas iniciais de moedas (ICOs) têm questionado se uma rede precisa ou não de sua própria criptomoeda. As redes querem substituir Bitcoin, Ethereum, Ripple e outras moedas importantes com seus próprios tokens.
Existem razões pelas quais as redes precisam ter seus próprios tokens para participar de vários aplicativos blockchain. Então, por que uma rede realmente quer de um token? A verdade é que um token, se for bem sucedido, é a base para um ecossistema.
- Trabalho de incentivo
Por exemplo, o grupo de Telegram, Workcoin, provou como pequenas recompensas podem se multiplicar para trazer crescimento e desenvolvimento. Se as redes pudessem usar incentivos semelhantes para promover downloads de aplicativos – indique um colega e seja recompensado com uma moeda grátis; o que custa para uma empresa (rede), zero. Existem outras moedas criadas pelas empresas para permitir os pagamentos internos entre os funcionários, ou apenas serem usadas pelos usuários dessa plataforma específica. Exemplos incluem a JPM Coin, uma criptomoeda criada pela JP Morgan, a Libra do Facebook e outras.
- Tokens ajudam a incentivar um mercado