A polícia de New Taipei prendeu 15 suspeitos de envolvimento em um esquema de scam de criptomoeda que atingiu mais de 30 pessoas, causando um dano de aproximadamente NT$250 milhões (o equivalente a $8.16 milhões).
De acordo com as notícias locais da operação, as prisões foram feitas em duas etapas, a primeira no dia 9 de janeiro e a segunda no dia 17 de janeiro.
Os investigados disseram promover IBCoin, um token Ethereum (ETH) ERC20 visando ser um meio de pagamento para a indústria do entretenimento adulto, segundo seu material de divulgação. Eles também publicavam no Facebook fotos de carros caros e um padrão de vida luxuoso para atrais novas vítimas.
O artigo da imprensa local explica que, de acordo com o CIB – Criminal Investigation Bureau – , Lin (líder do grupo) adquiriu os tokens a um preço de NT$ 1,5 (equivalente a menos de US$ 0,05) por unidade em 2017. Lin supostamente pediu a seus colaboradores para vender os tokens em NT$ 50-NT$ 100 ($1,63- US$ 3,27) por unidade e prometem altos retornos.
De acordo com o relatório, o CIB disse que nenhuma vítima jamais viu retorno sobre seu investimento e que o token não tem valor real, já que “atualmente não há empresas conhecidas que negociem a IBCoin”.