Um relatório do CoinDesk mostrou mais uma vez que dados produzidos pelo protocolo Solana são falsos.
Acusação grave
Dois repórteres do CoinDesk, Danny Nelson e Tracy Wang, divulgaram um relatório na quinta-feira (04) que mostra que os fundadores do protocolo Solana manipularam o valor total preso (TVL) no sistema de DeFi da rede Solana.
De acordo com o relato dos repórteres, dois desenvolvedores da rede Solana, os jovens irmãos Dylan e Ian Macalinao, criaram uma rede artificial de desenvolvedores anônimos para manipular o TVL dos serviços de DeFi do protocolo.
Segundo o CoinDesk, todos estes desenvolvedores são falsos, e o protocolo possui sérias vulnerabilidades.
Os repórteres tiveram acesso a uma postagem no blog que foi escrita por Ian Macalinao, mas a postagem não foi publicada.
As suspeitas se tornam contra um grupo de desenvolvedores de uma rede de DeFis e a exchange Sabre, desenvolvida no Solana.
Esta rede estaria associada ao protocolo Sunny Aggregator, um dApp construído no Solana que cresceu exponencialmente durante a alta do mercado cripto.
As pools de farming e liquidez da plataforma possuíam bilhões de dólares à época.
Por trás deste valor de TVL havia uma farsa para “pumpar” o valor das pools e o token do protocolo.
Os irmão Macalinao criaram códigos para 11 desenvolvedores independentes desenvolvendo uma ampla rede de protocolos de DeFi.
Na postagem encontrada pelos repórteres, Ian Macalinao diz que criou “um esquema para maximizar o TVL do Solana: eu construiria protocolos que se empilhassem uns sobre os outros, de modo que um dólar pudesse ser contado várias vezes”.
Assim, os irmãos supostamente projetaram bilhões de dólares em valor duplicado no ecossistema da Sabre.
Ian havia escrito no blog que criou estes desenvolvedores falsos porque o conjunto de protocolos que ele havia criado perderia a credibilidade se tivesse o mesmo desenvolvedor.
Como muitos perfis na rede são anônimos, este fato passou despercebido.
Os irmãos inflacionaram o TVL desenvolvendo diversos projetos, dApps, e contratos inteligentes para a rede usando como referência diferentes desenvolvedores, aqueles criados por eles mesmo.
O relatório do CoinDesk mostra que Ian escreveu estas “confissões” por saber que era inevitável isso ser descoberto em algum momento.
Dentro destas confissões, o jovem desenvolvedor alega que arquitetou toda a farsa “por raiva” da rede Ethereum e seu alto valor de TVL.
Ian acusou a rede Ethereum de em seu início ter crescido fazendo processos semelhantes a este para atrair a atenção de investidores do mercado.
No “bull market” do ano passado, o token SOL apresentou valorização de mais de 1.800%, e o ecossistema de DeFi da rede cresceu mais de 6.200%.