O real digital já está funcionando em prática, um exemplo disso é o PIX, porém seus efeitos a nossa liberdade são negativos. Como uma das condições para o uso de criptomoedas é o conhecimento dessa tecnologia, o real digital pode ser a porta que se abre para o Bitcoin, dado que a restrição a liberdade abre demanda para tecnologias que nos tornam mais livres.
As especulações é que o governo federal venha a adotar uma blockchain permissionada, mas a maior demanda é sobre a transparência. A prática do PIX é íntima a possibilidade de inserção do real digital, principalmente pelos serviços que o PIX permite, como o PIX SAQUE. Se desvincular dos horários bancários é uma vantagem que o real digital, tal como o PIX, trará. Espera-se que migração seja gradual, pois, a condição de um aparelho tecnológico que possa executar o serviço disponibilizado pelo real digital, não é encontrada por todos. Portanto, o que podemos esperar é um sistema híbrido. As instituições atuais nos permitem compreender que as mudanças estruturais não afetem tanto o mercado financeiro ao ponto de rogar o monopólio para o governo, ainda que a má visão que a população tem dos bancos, possa abrir portas para este tipo de prática.
O que podemos tirar é que os bancos ainda terão um papel nessa nova economia, mas alguns serviços podem por se tornar obsoletos. Com o real digital poderá trazer investimentos ao Brasil e que, também, poderá trazer desenvolvimento econômico. Esta política poderá dar mais força ao real, colocando-o como um destino para futuros capitais financeiros. O que é claro, é a relevância do Brasil para o ambiente cripto, o que será um atrativo para empresas do setor cripto.
Neste domingo, 17/04/2022, o canal Rodrix Digital se juntou a dois especialistas para falar do Real Digital, Fabricio Tota, que tem vinte e quatro anos de experiência profissional, trazendo forte expertise do mercado financeiro para o universo dos criptoativos. Atualmente conduz o CryptoBusiness, área cross da holding 2TM, responsável pelas iniciativas que se relacionam mais profundamente com temas essencialmente crypto, tais como listagem de novos ativos e NFTs. A presença também de Marcello Paz, especialista em Investimentos com Criptomoedas e Derivativos, criador do canal Criptocapitalistas, do curso Dominando as Criptos, Sócio-Fundador na O2 Research e Cripto Select.
Através do comentário dos especialistas, percebemos que não dá para adiar a adoção das criptomoedas e que este passo do governo federal, pode ser uma abertura de portas. Então não perca o mais recente Debate Descentralizado.