Um relatório publicado pela Binance Research, o ramo de análise de mercado da maior exchange de criptomoedas do mundo, alega que menos de 7% de todas as criptomoedas estão na posse de investidores institucionais.
A antecipação de um influxo de capital institucional no espaço das criptomoedas tem sido considerada há muito tempo como um possível catalisador para movimentos ascendentes de preços. Este relatório revelou que há muito mais espaço para o crescimento do investimento institucional em criptomoedas do que se poderia pensar – a quantidade de dinheiro institucional nos mercados de criptografia é apenas um terço do valor dos mercados de ações tradicionais.
Investidores de varejo podem estar por trás de correlações entre os preços Bitcoin e Altcoin
Uma vez estabelecido que o capital institucional representava uma fatia tão pequena dos mercados de criptomoedas, a Binance examinou tendências que provavelmente são causadas pelo domínio de investidores de varejo dentro do espaço.
De acordo com o relatório, os “períodos frequentes de correlação extrema do mercado cripto são inseparáveis da participação do mercado altamente impulsionada pelo varejo.”
O que isto significa? A Binance encontrou uma correlação entre o crescimento no preço do Bitcoin e as correções nos preços altcoin (e vice-versa). “Os dados mostram que sempre que as correlações entre [Bitcoin e altcoins] atingem um limite superior positivo específico de [0.8 a 1.0], a tendência do Bitcoin em relação ao USD tende a reverter ou pelo menos interrompe a ação do preço anterior.”
No entanto, o relatório reconheceu que esse padrão correlativo não deve ser confiável como uma estratégia infalível para a previsão de preços. “Dada a curta história do mercado de criptografia, pode ser prematuro dizer que há uma relação causal entre picos de correlação e reversões de mercado, ou se é realmente um efeito de pastoreio durante as próprias reversões do mercado.”, explicou o relatório.
Hora de mudança?
O período mais longo de “correlação de pico” entre os mercados de Bitcoin e altcoin terminou recentemente, em 14 de março deste ano. O relatório explicou que o final desse longo período pode indicar que uma reversão de tendência de longo prazo pode estar a caminho. Em outras palavras, a Binance Research diz que os mercados de criptografia podem já ter encontrado seu fundo.
“Neste período, a correlação de altcoins composta com Bitcoin também atingiu um recorde de alta (13 de março de 2018)”, disse o relatório. “Isso coincidiu com a queda do Bitcoin da faixa de US$ 6.000 para a faixa de US$ 3.000. Esta alta correlação sugere que o sentimento do mercado já encontrou uma máxima local durante esse período, e uma reversão de tendência pode ocorrer.”