Roger Ver, conhecido como um dos primeiros investidores em Bitcoin e criador do Bitcoin Cash, além de ser dono do site Bitcoin.com, enfrenta sérias acusações após ser indiciado pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ). As acusações incluem fraude postal, evasão fiscal e apresentação de declarações fiscais falsas, totalizando um escândalo fiscal avaliado em impressionantes US$ 48 milhões.
De acordo com a denúncia, Ver estava à frente de empresas como MemoryDealers.com Inc. e Agilestar.com Inc., especializadas na comercialização de computadores e equipamentos de rede. Desde 2011, ele teria acumulado uma grande fortuna em Bitcoin, tanto para si quanto para suas empresas.
Alegadamente, em 2014, Ver renunciou à sua cidadania norte-americana em um processo de expatriação, obtendo posteriormente a cidadania em São Cristóvão e Nevis. No entanto, as autoridades dos EUA sustentam que ele ainda era legalmente obrigado a declarar e pagar impostos sobre seus ativos globais, incluindo os ganhos de capital provenientes do Bitcoin.
- Leia também: Fundador da Binance, Changpeng Zhao (CZ) é condenado nos EUA e vai pegar 4 meses de prisão
Roger Ver
Além disso, Ver é acusado de fornecer informações enganosas aos seus representantes legais e avaliadores, subestimando o valor de suas empresas e participações em Bitcoin. Como resultado, ele teria apresentado declarações fiscais falsas que minimizaram drasticamente seus ativos, evitando obrigações fiscais substanciais.
Os promotores argumentam que as ações de Ver resultaram em uma perda de pelo menos US$ 48 milhões para o Serviço de Receita Interna (IRS) dos EUA. Mesmo após renunciar à cidadania norte-americana, ele era obrigado a declarar e pagar impostos sobre certas transações, como dividendos, de suas empresas baseadas nos EUA.
Ver foi detido na Espanha, onde aguarda julgamento pelas acusações mencionadas. Autoridades dos EUA estão buscando sua extradição para que ele possa enfrentar as acusações em solo americano.