A fintech WireCard, que emite os cartões de débito da Crypto.com, Wirex , TenX e CryptoPay, pode ter sofrido de um esquema em que seus funcionários inflaram seus números de vendas e lucros ao longo do tempo.
De acordo com uma matéria de ontem (18), do Financial Times, os auditores da Ernst & Young afirmaram que há dinheiro faltando nas contas da empresa. De fato, os auditores “não puderam confirmar a existência de € 1,9 bilhão em dinheiro”, cerca de US$ 2,1 bilhões.
Assim, a WireCard se pronunciou afirmando que havia indicações de que um administrador de suas contas bancárias tenha inflado o número dos valores em caixa. Segundo a empresa, o administrador tentou “enganar o auditor e criar uma percepção errada da existência de tais saldos de caixa”.
A recente publicação levou o preço das ações da empresas despencaram em 66% até o momento.
Como isso pode afetar os cartões cripto?
A fintech é responsável pela emissão de diversos cartões de débito cripto, e isso pode representar um problema para várias empresas parceiras. Apesar de ser improvável que os fundos contidos nesses cartões sofram qualquer revés, a recente notícia pode causa a interrupção dos serviços prestados pela empresa.
De fato, os cartões da Crypto.com, Wirex, TenX e CryptoPay podem ser descontinuados, já que não se sabe o que irá acontecer com a sua emissora.
Contudo, este episódio não é o primeiro que pode pôr em xeque os cartões emitidos por empresas cripto. Em janeiro de 2018, a Visa suspendeu a sua parceria com a WaveCrest, uma das principais emissoras do setor na época, levando ao cancelamento de diversos cartões de débito pré-pagos de várias empresas.