O analista sênior de fundos negociados em bolsa (ETF) da Bloomberg, Eric Balchunas, afirmou que há uma probabilidade de 70% para a aprovação de ETFs de Ethereum (ETH) pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos até maio deste ano.
Essa expectativa associada à aprovação dos ETFs de Bitcoin spot pela SEC na noite de ontem (11) impulsionaram o preço da segunda maior criptomoeda do mercado. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas, o preço do ETH subiu mais de 12% para US$2.658. Considerando os últimos sete dias, trata-se de um crescimento de quase 20%. O preço atual do ETH é o mais alto desde maio de 2022.
Ethereum salta com expectativa de ETF
Especialistas da indústria de criptomoedas acreditam que isso sinaliza o otimismo dos investidores em relação a um possível ETF de Ethereum, após a aprovação pela SEC de 11 ETFs de Bitcoin.
“Iniciando com o ETF de Bitcoin, estamos observando uma configuração de ‘compre o rumor, ignore a notícia, compre o próximo rumor'”, disse Joe Caselin, chefe de marketing institucional na exchange BIT. “A BlackRock apresentou sua proposta para um ETF de Ethereum em novembro de 2023. E, embora isso seja muito menos certo do que as inúmeras aplicações de ETF de Bitcoin que foram aprovadas, o potencial é enorme. Afinal, marcaria o primeiro produto desse tipo para o Ethereum, que já possui grande apelo com investidores institucionais.”
Existem incertezas em relação à aprovação do ETF de Ethereum. Isso porque o atual presidente da SEC, Gary Gensler, é bem enfático com relação à classificação das criptomoedas. Para ele, todas as criptomoedas, exceto o Bitcoin, são títulos financeiros.
No entanto, o antecessor de Gensler, Jay Clayton, mencionou em uma ocasião que um pequeno número de tokens poderia deixar de ser considerado um título financeiro se se tornasse amplamente descentralizado.
William Hinman, ex-diretor de finanças corporativas da SEC, afirmou em um discurso em 2018 que, considerando sua natureza descentralizada, as moedas ETH não são títulos financeiros.