A proposta de atualização EIP-1559 na rede Ethereum (ETH) que reduziria os ganhos com taxas dos mineradores veio junto com o protesto dos maiores pools de mineração.
No início de março os principais mineradores dos maiores pools da rede Ethereum ameaçaram concentrar o poder de hash e paralisar a rede por 51 horas.
O protesto com um ataque de 51% teve a adesão momentânea de diversos outros pools e parte dos mineradores, e assim havia o risco do ataque acontecer no dia 1 de abril.
Devido a isto os desenvolvedores da rede propuseram a atualização EIP-3368, que aumentaria a recompensa por bloco minerado para 3 ETHs.
Esta mesma recompensa seria reduzida gradualmente por 2 anos, retornando a 1 ETH neste período de tempo.
Assim, a perda dos mineradores com a implementação da EIP-1559 seria suavizada.
Após a proposta da EIP-3368 grande parte dos mineradores abortaram a “operação ataque 51%”.
Uma destas desistências foi anunciada na conta do Twitter de um dos grandes mineradores e influenciadores adeptos do protesto, o Red Panda Mining.
No dia 13 de março este anunciou que “nós fomos ouvidos. A EIP-3368 está sendo proposta.”
Na postagem, Red Panda anunciou que estava desistindo da apoiar o protesto e também aconselhou os demais que também o fizessem.
E como de fato aconteceu, poucos mineradores da rede ETH se mantiveram ávidos quanto ao protesto e nada aconteceu no dia 1 de abril.
O Portal Bitnotícias tentou conversar com o organizador do protesto, CryptoMykel, mas não houve resposta até o encerramento desta edição.
E assim, o mercado cripto que vinha de uma recuperação de preço há praticamente 7 dias viu neste dia 2 de abril a criptomoeda ETH romper o antigo topo histórico em US$ 2.042 dólares (exchange Binance).
No momento desta redação o ETH registrava o topo em US$ 2.146 dólares.
To the moon!