Em uma declaração oficial em 23 de julho, a autoridade de Hamburgo afirmou que várias iniciativas de blockchain foram testadas na cidade, enquanto o Senado espera que o papel da tecnologia blockchain cresça nos próximos anos.
O senador Michael Westhagemann enfatizou que a cidade de Hamburgo depende das forças reais da tecnologia, enquanto outras cidades estão se posicionando como um local para o desenvolvimento de instrumentos financeiros acionados por blockchain em áreas cinzentas de regulamentação.
Westhagemann explicou que a cidade pretende agregar valor aos projetos de blockchain, introduzindo ganhos reais de eficiência e um nível mais alto de segurança.
Como tal, o Senado citou alguns projetos blockchain que foram aplicados e desenvolvidos até o momento na cidade. Em maio de 2019, Hamburgo lançou oficialmente a plataforma de negociação de energia Enchainin habilitada para blockchain após dois anos de desenvolvimento e testes, diz o relatório.
Outras iniciativas incluem o projeto HanseBloc, que pretende melhorar a eficiência da logística por meio da digitalização baseada em blockchain de documentos de embarque.
De acordo com o relatório, Hamburgo também esteve envolvida no projeto Plataforma de Manufatura Aditiva Segura (SAMPL), que visa implantar a tecnologia blockchain para fornecer soluções para proteção de direitos autorais e manufatura aditiva e impressão 3D. Segundo o site oficial, a SAMPL foi iniciada no final de 2016 e deverá estar concluída em outubro de 2019.