Dois membros do Congresso dos EUA criticaram a abordagem da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA para com o mercado dos criptoativos e as exchanges centralizadas.
Dentre as falas, disseram que a entidade regulatória sufoca a indústria cripto e prejudica a inovação tecnológica, empresas e investidores.
Grande parte da comunidade cripto saiu em defesa da Binance e da Coinbase diante dos processos recebidos da SEC no início desta semana. Nestes, as exchanges são acusadas, dentre outras coisas, de ofertarem a negociação de criptoativos não regulados nas leis de valores mobiliários.
- Leia também: Bank of America rebaixa ações da exchange Coinbase
SEC e sua perseguição ao mercado de criptoativos
A senadora Cynthia Lummis disse que a SEC está cometendo um grande erro ao regulamentar o setor por meio de ações de execução nos tribunais. Para a congressista, a entidade regulatória não faz questão de criar um ambiente regulatório favorável para as trocas de ativos digitais.
De fato, o próprio Gary Gensler, presidente da SEC, deu declarações depois da divulgação das ações que o EUA não precisava de mais moedas.
Lummis enfatizou a importância de criar regras confiáveis que permitam que as exchanges de criptoativos operem dentro da lei sem abandonarem o mercado norte-americano.
Por exemplo, representantes da empresa Ripple já deram diversas declarações de que deixariam o país devido às incertezas e perseguições regulatórias. Por sua vez, a Coinbase já mira o mercado da zona do Euro.
Para resolver o problema a congressista pediu que seja criada uma Lei para a inovação financeira que seja responsável. Aparentemente há um projeto de lei sendo construído neste sentido em conjunto com a senadora Kirsten Gillibrand.
Já o senador Bill Hagerty concorda com as preocupações de Lummis de que a SEC está abusando de seus poderes para destruir a indústria.
De acordo com o senador, o pior é que existem pessoas dentro do governo que enxergam como corretas as ações da SEC, caso da senadora Elizabeth Warren, que inclusive disse querer montar um exército anticripto.
Hagerty também disse ser inacreditável a aaçõ da SEC contra a Coinbase, que inclusive possui capital aberto em Bolsa de Valor dos EUA.
O senador alertou que, devido à pressão sobre as empresas de criptoativos, a SEC estará sob o escrutínio do Congresso. No ano passado Hagerty apresentou um projeto de lei esclarecendo os métodos de classificação de ativos digitais. O senador disse estar confiante de que isso protegerá a indústria de criptoativos contra as ações desmedidas e perseguição da SEC.