A Loki Foundation lançou um whitepaper para o Session, um aplicativo de mensagens criptografadas de ponta a ponta, no mês passado. O aplicativo, que agora está ativo nos telefones Android e Apple, alega não deixar rastros de dados para trás, impedindo que as autoridades bisbilhotem sua atividade.
Session é uma bifurcação do Signal, um aplicativo de mensagens conhecido por sua criptografia de ponta a ponta e é usado por dados de privacidade na comunidade cripto. Mas a introdução da tecnologia blockchain permitiu avançar ainda mais na busca por uma privacidade incomparável.
O aplicativo é executado na rede blockchain Service Node. Esta é uma rede descentralizada usada para enviar mensagens entre usuários. E torna o aplicativo mais privado, ocultando os endereços IP dos usuários na rede e permitindo que ele funcione sem a necessidade de números de telefone.
Para fazer isso, os nodes na rede registram apenas os endereços IP dos nodes anteriores e seguintes. Embora o primeiro node veja seu endereço IP, ele nunca será exposto aos destinatários de suas mensagens ou a qualquer pessoa que esteja assistindo pela rede.
A sessão também usa criptomoeda como um incentivo para manter os nodes transmitindo mensagens.
No entanto, ao confiar na blockchain, o Session está em risco de ataque. Os hackers poderiam lançar um ataque Sybil, fingindo ser milhares de nodes na rede para espioná-lo.
Mas o aplicativo afirma que é resistente a esses ataques. Isso requer que os nodes depositem alguma criptomoeda como garantia para ajudar a operar a rede. Isso o torna proibitivamente caro para um invasor Sybil.
Ao mesmo tempo, os usuários do aplicativo podem manter a rede segura e honesta executando nodes e contribuindo para isso. Por que quem melhor para cuidar de sua privacidade do que você?