O hacker Gabriel Pato, ao tentar criar um bot para burlar o sistema de votação do Big Brother Brasil 2020, descobriu que o sistema de segurança da Rede Globo, produtora do reality show, faz uso do algoritmo Hashcash. O algoritmo de proof of work também é usado em diversos outros sistemas, inclusive na rede do Bitcoin.
O também youtuber mostrou em um vídeo de 28 minutos, que já foi retirado do ar pela rede de televisão, o funcionamento do sistema. Para que o voto seja computado, o usuário deve escolher o participante que quiser e escolher uma dentre cinco imagens em um captcha próprio da Globo.
Por se tratar de uma chance em cinco, ou seja 20%, Pato criou um bot que tente apenas chutar a imagem certa. Contudo, o Hashcash começa a dificultar a funcionalidade do robô, exigindo que ele resolva cálculos cada vez mais difíceis.
De fato, a certo ponto, a dificuldade aumentou de tal maneira que o processador do youtuber, um i9, não consegue mais realizar a tarefa. Assim, o sistema de defesa da votação se blindou completamente ao aumentar a dificuldade de operação do robô.
Em outras palavras, descrevemos o funcionamento do Hashcash, um dos algoritmos de proteção da blockchain do Bitcoin. Embora o algoritmo já existisse antes mesmo do Bitcoin, foi com a criptomoeda que ele ganhou um dos seus principais casos de uso, sendo usado para garantir a veracidade de um bloco extraído.
Embora o vídeo do youtuber tenha sido removido pela Rede Globo, ele foi reenviado a plataforma por outro usuário. Você pode acessá-lo clicando aqui.