A start-up Elliptic, empresa de análise blockchain para as maiores gigantes do ramo como a Binance e a Circle, criou um software que permite investigar atividades criminosas como o terrorismo e lavagem de dinheiro.
A tecnologia usada
Recentemente, a empresa informou que Brigadas Al-Qassam, que é a área militar do Hamas, usa sites de doações e neles era gerado um endereço diferente de carteira de Bitcoin o que dificultava o monitoramento. Essa tática gerava uma dificuldade imensa para rastrear os fundos.
“Estamos sempre antenados no que está para acontecer, podemos ver quando esses fundos começar a mudar de mãos.”, James Smith, CEO da Elliptic, disse em entrevista.
“E então, quando acontece, antecipamos e informamos aos nossos clientes para onde os fundos estão indo e aí conseguimos detê-los.”, ele completa.
Dê o Próximo Passo e Invista Agora
A empresa informou, na última quarta-feira (28), que levantou US $ 23 milhões para expandir a plataforma. E também disse que é capaz de interceptar não só o terrorismo, mas outras atividades ilícitas como pornografia infantil, drogas, lavagem de dinheiro e hacks que são usados para roubo de fundos.
Ponto fora da curva
Smith comentou que o setor de criptomoedas tem aumentado muito nos últimos meses. Segundo estimativa, eles dobraram seus resultados com Bitcoin. Ele reintera: “as pessoas estão pensando sobre isso (criptomoedas) e como fazer essas coisas da maneira correta”.
A empresa pretende expandir seus negócios principalmente na Ásia e, segundo o CEO, suas atenções estão voltadas a Cingapura e Japão. Smith ainda falou que usará os recursos da empresa para apoiar novas moedas digitais, como a Libra (Facebook) e a Link (Token criado pela Japan Corporation).