Ontem (2), um trader conhecido na comunidade cripto, @Rhythmtrader, apontou no Twitter que, atualmente, a taxa de hash protegendo a rede Bitcoin é quase 7 vezes maior do que era durante a alta histórica de todos os tempos do preço do BTC.
Enquanto o preço estava chegando a US $ 20k, a taxa de hash também estava aumentando para 14,6 EH/s (ou 14.600.000 tera hashes por segundo). No entanto, a rede Bitcoin recentemente viu a taxa de hash chegar em torno da marca de 95 exa hashes por segundo (ou 95 milhões de TH/s).
Ao longo do ano de 2019, a taxa de hash mostrou um crescimento constante de cerca de 40 EH/s, após uma ligeira queda no final de 2018. Atingiu 100 EH/s pela primeira vez em setembro e estava em seu caminho para 120 EH/s em outubro, com um ligeiro aumento também em dezembro.
Embora algumas correlações sejam frequentemente vistas, o preço do Bitcoin nem sempre segue diretamente sua taxa de hash. Quedas no preço do Bitcoin geralmente podem resultar em uma redução na taxa de hash, à medida que a lucratividade do minerador diminui e alguns mineradores capitulam. Alguns até acreditam que a capitulação, tanto por investidores quanto por mineradoras, geralmente prepara o caminho para uma corrida mais forte.
Alterações na taxa de hash disponível também afetam diretamente os ajustes de dificuldade, para manter a taxa de um novo bloco aproximadamente a cada dez minutos. Alguns analistas até usam esse fenômeno para prever futuros movimentos de preços.
Este artigo foi originalmente publicado aqui.