A migração para o ethereum 2.0 está programada para setembro.
Será que vai?
De acordo com os engenheiros de suporte da Ethereum Foundation, a data prevista para a fusão da testnet com a mainnet do Ethereum e a transição para o mecanismo de consenso (Proof-of-Stake, PoS) ocorrerá no dia 19 de setembro.
Tim Beiko disse em seu perfil do Twitter que as previsões são baseadas em dados que ele recebeu na PoS Developers Conference.
“Esta linha do tempo de fusão não é final, mas é muito interessante ver o que ela agrega. Por favor, considere isso como um cronograma de planejamento e fique atento aos anúncios oficiais!”.
O mecanismo de PoS reduzirá o consumo de energia da blockchain em aproximados 99,95%, e fornecerá benefícios de segurança e dimensionamento, conforme esperam os desenvolvedores da rede.
De acordo com a Ethereum Foundation, o mecanismo PoW de hoje, pelo qual os mineradores competem pela segurança da rede resolvendo quebra-cabeças computacionais complexos, é o algoritmo de consenso que protege o Bitcoin, mas é criticado por seus altos custos de energia.
Esta migração está prevista praticamente desde o lançamento do ETH em 2015, entretanto, as dificuldades de engenharia levaram ao fato de que a transição para o “Ethereum 2.0” condicional foi adiada por vários anos.
Cabe ressaltar que não é esperada que a fusão reduza as taxas de transação no curto e médio prazo.
Algumas redes de teste do ETH 1.0 já passaram pela fusão, assim, parte da rede está funcionando sob o mecanismo de PoS, e parte continua validando blocos e transações via PoW.