O Tribunal distrital de East Brabant decidiu que Aleksey Pertsev, desenvolvedor do protocolo Tornado Cash, permanecerá detido até a próxima audiência do caso.
Os reguladores holandeses acusam Pertsev pelo crime de lavagem de dinheiro através do misturador cripto, e o prenderam no próprio país no dia 12 de agosto do ano passado.
Segundo as autoridades, o mixer foi usado para ocultar grandes quantidades de fluxos de dinheiro de pessoas relacionadas a atividades criminosas, incluindo hackers.
Inclusive, devido a este processo o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou endereços vinculados ao Tornado Cash e proibiu seu uso.
Também exigiu a remoção do White Paper do protocolo da plataforma GitHub.
- Leia também: Touros e ursos batalham pelo preço do Bitcoin
Suposta lavagem de dinheiro via Tornado Cash
À época, o caso gerou muitas discussões em torno da prisão do desenvolvedor que levaram a diversos protestos da comunidade cripto.
Em um novo desenrolar do processo, o juiz do caso instruiu que Pertsev deverá ficar preso até a próxima audiência marcada para o dia 21 de abril deste ano.
Com isto, a promotoria do caso estende mais uma vez o período de prisão do desenvolvedor do Tornado Cash.
A princípio, Pertsev deveria ficar preso por 90 dias, prazo este vencido em novembro.
Além disso, está marcada para o dia 24 de maio uma outra audiência pré-julgamento, a qual pode ser que o réu já esteja em liberdade condicional.
Keith Cheng, advogado do réu, chamou a próxima audiência de uma boa oportunidade para informar o tribunal e as autoridades sobre os princípios das finanças descentralizadas, e por que o uso de um misturador não pode ser chamado de lavagem de dinheiro.
Cheng acredita que foi a falta de conhecimento das agências de aplicação da lei o principal motivo de Pertsev estar agora na prisão.
O juiz do caso optou pela manutenção da prisão para que não haja a possibilidade de fuga do réu.
Ademais, o juiz disse que como ainda há investigações em andamento, o réu poderia ocultar provas e evidências relacionadas ao processo.
De acordo com as autoridades norte-americanas, há a estimativa de que criminosos lavaram mais de US$ 7 bilhões em dinheiro usando a plataforma de embaralhamento de endereço criptográfico.
Pertsev nega as acusações, e tem o apoio de de pessoas ao redor do mundo que contestam sua prisão
O site Change.org tem uma petição que já coletou aproximadamente 5.000 assinaturas em apoio ao criador do Tornado Cash.