O mixer de privacidade da rede Ethereum, Tornado Cash, anunciou o bloqueio de transações de carteiras sob sanções dos Estados Unidos.
Totalmente descentralizado
De acordo com a Tornado Cash, o protocolo vai bloquear as transações de carteiras e endereços sancionados pelos Estados Unidos.
O protocolo usará oráculo on-chain da Chainalysis para rastrear essas carteiras e endereços.
De acordo com os desenvolvedores do protocolo, “o Tornado Cash é um protocolo não custodiante totalmente descentralizado que permite transações privadas no espaço criptográfico”.
Continuando, diz que “como um protocolo descentralizado, os contratos inteligentes Tornado.Cash foram implementados na blockchain Ethereum, tornando-os imutáveis. Eles não podem ser alterados nem adulterados. Portanto, ninguém – incluindo os desenvolvedores originais – pode modificá-los ou desligá-los. Todos os contratos inteligentes de governança e mineração são implantados pela comunidade de maneira descentralizada.”
Em março deste ano a empresa lançou ferramentas de rastreio de transações explicando que “Manter a privacidade financeira é essencial para manter nossa liberdade, mas não deve ser assegurada pelo descumprimento de leis”.
O cofundador da Tornado Cash, Roman Semenov, disse que de fato, os bloqueios foram introduzidos apenas no nível da interface do usuário. No âmbito dos contratos inteligentes, tudo permanece igual e sem censura”.