Nos últimos dias, o encerramento inesperado de um dos maiores mercados ilegais na darknet levantou a preocupação de diversos usuários. O Empire Market, uma das principais plataformas de venda da darknet, ficou offline por mais de 36 horas, sumindo com aproximadamente US$ 30 milhões em Bitcoins que estavam em posse de seus administradores.
Inicialmente, seus usuários mais ferrenhos acreditavam que a plataforma estaria passando por ataques de negação de serviço (DDoS). Porém, após mais de dois dias sem qualquer explicação por parte dos administradores, a principal teoria é que a Empire Market aplicou um exit scam.
Apesar de não ter ainda nenhuma informação oficial sobre o que realmente aconteceu ao Empire Market, o perfil do Twitter Dark.fail tem postado sobre o assunto. Dark.fail é um jornalista anonimo especializado no ecossistema deep web. De fato, durante sua cobertura sobre o caso, o jornalista informou que nem mesmo os moderadores da plataforma tiveram alguma resposta dos administradores.
“Empire, o maior mercado da darknet acabou. Com nenhuma explicação de seus administradores e nenhum anúncio vindo das autoridades da lei, isso me parece um devastador exit scam”, tweetou Dark.fail.
O sumiço do Empire Market vai muito além do prejuízo financeiro. De acordo com o jornalista o mercado estava em uma era do ouro da confiança. Assim, Dark.fail sugere um ano complicado com muitos golpes similares no futuro.