Um consórcio de empresas de blockchain, incluindo Bittrex International, Brave, Cred e Bitgo, está lançando um novo stablecoin. O dólar universal da Universal Protocol Alliance (UPUSD) é um token indexado em dólar cujos titulares ganharão juros, assim como uma conta de poupança regular. O consórcio anunciou planos ambiciosos para lançar o UPUSD na África e na América Latina primeiro, para atrair “os próximos 100 milhões de usuários à criptomoeda”.
A competição pelo ticker symbol do USD é feroz nos dias de hoje. Além da TUSD, GUSD e USDC, a economia stablecoin agora tem a UPUSD. A stablecoin da Universal Protocol, desenvolvido com o apoio da Bittrex International, da Uphold, da Brave, da Cred, da Blockchain de Berkeley, da Bitgo e da Certik, é um token ERC20 que permitirá que seus detentores ganhem juros por staking. A esse respeito, há paralelos claros a serem feitos com a conta de interesse de criptomoeda da Blockfi, que lançou esta semana prometendo aos detentores de BTC e ETH 6% ao ano. Dan Schatt, presidente da Cred, disse à News.Bitcoin.com que a UPUSD pagará juros trimestrais de até 10% ao ano.
O que distingue o dólar universal da concorrência é o mercado-alvo para o qual foi projetado. Países aleijados por uma moeda nacional enfraquecida, como Venezuela e Zimbábue, serão supostamente os primeiros beneficiários da UPUSD. A stablecoin da Dollar Universal promete uma “taxa anual de retorno competitiva” e prevê-se que a aceitação será particularmente forte em países com inflação alta ou acesso limitado ao sistema bancário tradicional. Dan Schatt explicou:
Hoje, a Uphold e a Cred atendem centenas de milhares de usuários em países em desenvolvimento e com alta inflação. Muitos venezuelanos usam o serviço da Cred, procurando os mesmos retornos e estabilidade que o resto do mundo. A diferença é que eles estão em um país com uma taxa de inflação de 10 milhões por cento.
A plataforma UP permitirá que os usuários emprestem seus ativos indexados em dólares e ganhem juros por meio do aplicativo Uphold’s Cred Earn. O UPUSD também será lançado nos países desenvolvidos, onde permitirá que os usuários armazenem seus ativos digitais em uma base de 1: 1 nos bancos segurados pelo FDIC. O token será lançado em 8 de março na Uphold, cuja plataforma UP foi elogiada pelo patrocinador da UPUSD Brendan Eich, co-fundador da Brave, por sua “usabilidade e familiaridade”.