O final de semana marcou a rede do Bitcoin devido às altas taxas pagas derivadas do grande número de transações que congestionaram a mempool da maior criptomoeda do mercado.
Já na segunda maior rede, a Ethereum, há tempos não acontecia um evento de taxa altíssima na rede, principalmente depois que o algoritmo de prova de trabalho (PoW) foi descontinuado.
Mas, às 7h da manhã (UTC) desta segunda-feira (08) um usuário pagou 64 Ethers (ETH) de taxa em uma única transação. O montante equivale a cerca de US$ 119 mil.
- Leia Também: Bitcoin: Taproot bate recorde de uso e deixa mempool congestionada além de altas taxas de rede
Uma transação com taxa de 64 ETH
Um usuário pagou ‘horrores’ para realizar uma transação na rede Ethereum via Uniswap v2.
O Whale Alert identificou que alguém pagou US$ 119.121 em taxa em uma única transação. Isto porque o usuário deixou 64,01 ETH de taxa numa transação de 84 ETH.
A transação teve o,013 ETH queimado, conforme procedimento estabelecido desde a implementação da EIP-1559.
Existem alguns motivos para que alguém pague uma taxa surreal em uma transação em alguma rede de criptomoeda.
Dentre eles, querer acelerar a execução da transação oferecendo uma taxa maior é algo de praxe dentro das redes e possui sua lógica.
- Leia Também: Bitcoin, FED, bancos quebrando, memecoin e ADA. Veja o que alguns analistas cripto disseram sobre o mercado
Eventualmente este momento, ao editar e digitar manualmente a taxa de transação, a pessoa pode errar e enviar uma quantidade aleatória, às vezes muito alta de criptomoeda como taxa.
Caso a pessoa não possua este valor em carteira a transação não é executada. Todavia, caso este valor esteja contido na carteira a transação é realizada e o usuário acaba ‘perdendo’ aquele montante digitado equivocadamente.
Por fim, há diversas outras ‘teorias conspiratórias’ supostas para alguém executar uma transação com taxas altíssimas, como a lavagem de dinheiro e outras práticas que possam beneficiar as partes, por exemplo.
O motivo para esta transação ter uma taxa tão elevada ainda é desconhecido.