Um antigo vídeo produzido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que explica as características, bem como seus benefícios e suas desvantagens, das criptomoedas voltou a ser compartilhado nas redes sociais. O vídeo de dois minutos é de 2018, e foi postado novamente na conta oficial do FMI no Twitter nesta semana.
De fato, o vídeo intitulado “próximo passo na evolução do dinheiro”, foi criticado pela comunidade cripto, já que conta com diversos erros e algumas omissões. Por exemplo, durante os mais de dois minutos, o conteúdo não aborda termos como blockchain, tokens nem descentralização. As principais criptomoedas do mercado, Bitcoin, XRP e Ethereum aparecem apenas brevemente.
O vídeo hoje já conta com quase meio milhão de visualizações e quase oito mil curtidas, levantou diversas críticas a seu conteúdo. “Eles erram em tantas coisas, como chamar senhas de chaves privadas”, disse o usuário nanooverbtc do Reddit.
Além disso, Pierre Rochard, líder de estratégias da Kraken, relembrou que o vídeo também não abordou temas técnicos bastante relevantes, como a mineração ou o fornecimento das criptomoedas. A “escassez comprovável é o que torna o Bitcoin interessante, você se esqueceu de mencionar isso”, comentou Rochard.
Enquanto isso, outros usuários apontaram a falta de parcialidade do vídeo, que tende a se concentrar nas desvantagens das criptomoedas. “Eles apresentam a volatilidade como totalmente negativa”, disse o usuário do Reddit, teddy_swits.