- Cartão Visa com USDC permite pagamentos instantâneos em todo o mundo
- Baanx converte USDC para moeda local em tempo real
- Stablecoin facilita compras seguras e sem intermediários tradicionais
A Visa deu um passo ousado no setor de criptomoedas. A empresa lançou um novo cartão de pagamento com a stablecoin USDC, da Circle.
O projeto conta com a parceria da Baanx, fintech especializada em soluções com criptomoedas. Juntas, elas criaram um cartão que permite gastar USDC diretamente, de forma segura e instantânea.
Cartão converte USDC em moeda fiduciária no ato
O novo cartão da Visa usa contratos inteligentes para autorizar pagamentos em tempo real. O consumidor libera o valor em USDC, e a Baanx converte o saldo para moeda fiduciária no momento da compra. Essa operação dispensa intermediários e mantém a eficiência do blockchain com a praticidade de um cartão tradicional.
A solução é voltada para usuários que desejam manter o controle sobre suas criptomoedas, mas também querem liberdade para gastar em estabelecimentos comuns. O cartão funciona em qualquer lugar que aceite Visa, segundo nota oficial.
Porém, as stablecoins como o USDC mantêm valor atrelado ao dólar americano. Isso reduz a volatilidade típica de outras criptos e favorece seu uso no cotidiano. Para a Visa, a integração com ativos digitais desse tipo marca um novo capítulo nos sistemas de pagamento global.
Parceria mira pagamentos internacionais e auto custódia
A Visa e a Baanx garantem que o produto terá alcance mundial. O foco está nos pagamentos internacionais de baixo custo, com liquidações mais rápidas e tarifas menores que as das soluções tradicionais.
A Baanx também colabora com a Mastercard no desenvolvimento de novos cartões vinculados a carteiras digitais. Porém, a expansão dos serviços ligados à auto custódia e finanças on-chain mostra o interesse crescente das grandes marcas em se aproximar do universo cripto.
Estamos dando às pessoas a capacidade de manter e gastar stablecoins lastreadas em dólares americanos de forma integrada de forma auto custodial e em tempo real, afirmou a Baanx em comunicado conjunto.
Ainda mais, com a novidade, a Visa se posiciona como pioneira entre os gigantes de pagamento. Suas ações já acumulam alta de 10% neste ano e atualmente estão cotadas a US$ 345,50.