Recentemente, o Weiss Crypto Ratings afirmou que a China nunca usará Bitcoin. Os comentários foram feitos depois que o Centro de Informação e Desenvolvimento da Indústria do país publicou a última edição do seu índice de criptomoeda.
Índice Global de Avaliação da Tecnologia Blockchain
O Centro de Desenvolvimento de Informação e Indústria (CCID) da China, uma subsidiária do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, lançou a 14ª edição do Global Blockchain Technology Assessment Index. Criado em maio de 2018, o índice fornece melhores serviços de consultoria técnica para agências governamentais, empresas, institutos de pesquisa e desenvolvedores de tecnologia, de acordo com o CCID.
As avaliações mais recentes levaram em consideração 35 dos principais projetos de criptomoeda e os classificaram com base na tecnologia por trás deles, em sua aplicabilidade e no tipo de inovação que eles trazem ao mundo.
O primeiro lugar foi ocupado pela EOS, que lidera a lista desde a segunda edição do ranking. TRON e Ethereum ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, depois que o primeiro subiu um lugar em comparação com a edição anterior. Surpreendentemente, Lisk subiu para a posição 7, enquanto o Bitcoin permanece na posição 11.
A NEM e a GXChain, no entanto, foram removidos do índice, apesar de “um mecanismo de ajuste dinâmico [que] foi introduzido para regular a cadeia pública geral cuja taxa de substituição de código é muito baixa”, disse um porta-voz do CCID.
Apesar da popularidade que o Índice Global de Avaliação de Tecnologia de Blockchain tem na China, a Weiss Crypto Ratings o dispensou.
Weiss Crypto Ratings
Em um tweet, a Weiss Crypto Ratings questionou a veracidade do índice de blockchain da CCID. A empresa alegou que a única maneira pela qual a EOS poderia ser classificada como número 1 em comparação com outras criptomoedas é pelos altos níveis de centralização que ela apresenta.
Weiss chegou ao ponto de sugerir que “a China nunca usará Bitcoin”, já que esta é uma criptomoeda “aberta, descentralizada, sem permissão e resistente à censura”. E esses atributos não estão alinhados com o que o CCID representa.
Weiss também oferece classificações de criptomoeda que são publicadas todas as semanas. O esquema de classificação da empresa leva em consideração um modelo que analisa vários pontos de dados sobre o risco e a recompensa, a tecnologia e a adoção de cada criptomoeda no mundo real.
Sob os critérios de Weiss, o Bitcoin e o Ethereum têm uma classificação B, enquanto o EOS tem um C +. Outras criptomoedas, como TRON e Lisk, têm C e D +, respectivamente.
As classificações fornecidas pelo CCID e pelo Weiss Crypto Ratings visam ajudar os investidores a fazer a escolha certa ao decidir se investem em uma determinada criptomoeda.