Na manhã desta sexta-feira (20), um investidor anônimo liquidou mais de 10 milhões em Bitcoin pelo valor de 7.125 dólares por token. A venda, que ocorreu na BitMEX, foi absorvida pelo mercado de forma rápida sem forçar o valor do BTC a diminuir.
Essa liquidação de oito dígitos indica que, apesar da pressão significativa sobre as vendas, no momento, o BTC permanece forte após uma rápida reversão a curto prazo. Em 18 de dezembro, a moeda vinha sendo negociada em torno de 6,5 mil dólares, um valor substancialmente abaixo do ponto de equilíbrio da maioria dos equipamentos de mineração.
Quando o valor do Bitcoin é inferior ao ponto de equilíbrio de mineração, pequenos pools de mineradores tem dificuldades em manter suas operações, chegando facilmente ao ponto mais baixo do mercado em baixa. A F2Pool, um grande pool de mineração, informou que atualmente apenas cinco dos mais recentes chips de mineração no mercado estavam operando com folga de seu ponto de equilíbrio.
A retomada de crescimento de curto prazo do BTC aliviou a pressão do mercado de criptomoedas, tornando possível a absorção da ordem venda sem retrair o valor da moeda para menos de 7,1 mil dólares.
Queda do BTC
Recentemente, a Chainalysis, empresa de análise de dados, divulgou um trecho de um relatório em que atribui a queda no valor do Bitcoin registrada nos últimos meses ao golpe da chinesa PlusToken. O golpe conseguiu arrecadar cerca de 2 bilhões de reais entre BTC, ETH e USDT. Segundo a empresa, os criminosos estariam liquidando o Bitcoin roubado em mercados OTC abaixo do preço, o que estaria diretamente influenciando o valor da moeda.
Compre seu Ingresso Agora