Em praticamente 3 dias o mundo cripto viu o ativo XRP saltar pouco mais de 200%.
Quase que no mesmo período os papéis da GameStop deram um belo salto, assim como o DOGEcoin que saltou centenas porcento, e o Bitcoin que também deu uma desprendida de sua resistência morosa dos US$33.000 dólares e foi tocar os US$38.500 dólares.
De comum nestes 4 casos foi a suposição de que estes “pumps” foram mediados pelas redes sociais.
No caso do Bitcoin, supôs-se o twitte do mega investidor Elon Musk.
No caso do GameStop e do DOGEcoin foram os usuários de um perfil do fórum Reddit, que estão curtindo manipular uns ativos por aí.
E agora no caso do XRP, o Telegram.
Supostamente o aumento no preço do XRP foi mediado por ações coordenadas dos investidores num grupo do Telegram denominado Buy & Hold XRP.
Em apenas 24 horas o número de membros do grupo ultrapassou os 200.000 participantes, tanto que rapidamente um segundo grupo foi criado.
Estas suposições acontecem até porque muitas vezes estes ativos sobem sem motivações mais claras aparentes, e costumam devolver a alta ao mercado na forma de “dump”, deixando investidores despreparados enlatados, se assim podem ser referenciadas estas sardinhas.
Isso é diferente do que aconteceu com o próprio XRP no final do ano passado, quando deu um “pump” no final de novembro devido ao “airdrop” do token SPARK, e logo em seguida viu um imenso “dump” acontecer devido ao processo da SEC americana contra a Ripple.
De certo, o mercado de renda variável vive de fundamentos, mas também de especulação, e qualquer notícia pode enviar um ativo para a lua, ou para o poço.