A XRP vem vendo o seu valor de mercado minguar ao longo dos dois últimos anos. A moeda que já valeu US$ 3,30, hoje vale uma fração disso, cerca de US$ 0,18. Entretanto, ainda assim, ela figura como terceira maior criptomoeda por capitalização de mercado.
Segundo a Messari, empresa provedora de dados criptos, “a XRP obteve o pior desempenho no primeiro trimestre dos 25 principais ativos”. A afirmação da Messari é ainda pior, pois a análise desconsiderou o Bitcoin. Assim, nota-se que a XRP teve desempenho pior do que uma série de criptomoeda significativamente menos, como Bitcoin Cash, Litecoin e Stellar.
De fato, a XRP sentiu o impacto da pandemia de COVID-19 que derrubou o mercado financeiro global. A criptomoeda chegou a perder seu posto de terceira maior criptomoeda em um breve período de tempo para a Tether, que tem presenciado um crescimento significativo nas últimas semanas devido a alta demanda por stablecoins.
Apesar dos dados da Messari já apontarem para um primeiro trimestre ruim para a XRP, analistas projetam um segundo e terceiro trimestre ainda pior. Peter Brandt, um comerciante veterano de commodities, compartilhou um gráfico da criptomoeda sem prever prever seu valor, apesar comentando que “todos poderiam estar interessados no que ele significa”.
Embora Brandt não tenha fornecido uma previsão para o valor da XRP, seus seguidores logo desmistificam o gráfico. Basicamente, o gráfico indica que não há suporte de preço para a XRP até que ela caia novamente na faixa de um centavo, e potencialmente ainda mais baixo.
Assim, resta-nos esperar para ver se as previsões implícitas no gráfico de Brandt se realizam ou não.