O Cointelegraph teve sua live no Youtube interrompida, ontem (11), enquanto cobria o terceiro halving do Bitcoin. A agência de notícias especializada em blockchain e criptomoedas havia programado um dia inteiro de programação especial sobre o tão aguardado evento de redução de recompensa por bloco de Bitcoin minerado.
Contudo, a transmissão, que já chegava a quase 7 horas e contava com mais de 2000 espectadores, foi encerrada e excluída sem aviso prévio. O Cointelegraph afirmou ficar “tão surpresos quanto o resto do público quando a transmissão ao vivo foi interrompida”.
O mais curioso deste caso foi o motivo para a censura por parte do YouTube. Conforme a agência de notícias informou, o motivo dado pela plataforma de streaming de vídeos foi que a transmissão continha “conteúdo prejudicial ou perigoso”, violando assim a política da comunidade da empresa.
Velhos hábitos nunca mudam
De fato, esta não é a primeira vez que o YouTube censura criadores de conteúdo voltados a blockchain e criptomoedas. Tudo começou em dezembro passado, quando a plataforma bloqueou diversos vídeos de diversos criadores, como Chris Dunn e Node Investor. Pouco dias após, a empresa voltou atrás informando que as remoções de vídeos voltado ao público cripto “foi um erro“.
Contudo, em março deste ano o Youtube voltou a remover vídeos com temática cripto de sua plataforma. Desta vez, foi a vez do canal russo Pro Blockchain Media sofrer ataque da plataforma.
Cerca de um mês após este incidente, o alvo da vez foi do canal Dash Dinheiro Digital. Rodrigo Digital, criador do Dash Dinheiro Digital que está há 3 anos no YouTube trazendo conteúdo para a comunidade cripto, teve seu canal removido, repentinamente. Rodrigo teve seu canal restabelecido pouco tempo após o incidente.