Boa tarde amigos!
No versículo de ontem vimos a segunda parte da tradução de “For-Pay Remailers”. Hoje veremos a parte final.
O outro sistema baseado em VISA é chamado OpenMarket. Acabei de ler sobre isso hoje à noite, então eu não conheço também. É muito amarrado ao www, assim, pareceria não funcionar para nós. Os clientes se conectam a um determinado servidor da www que os autentica e cobra seu cartão VISA adequadamente, então eles são redirecionados para o comerciante com algum tipo de token que diz que eles pagaram.
O NetBank é um sistema similar a dinheiro digital. Os clientes obtêm tokens que são basicamente grandes números secretos que possuem um valor em dinheiro. Eles os enviam para os comerciantes e os comerciantes os enviam para o banco que credita a conta. O NetBank envia um cheque todo mês.
O interessante é como os clientes compram os tokens de dinheiro. Uma maneira é se conectar a um número 900 com o seu modem. Eles cobram do cliente US $ 10,00 e dão a ele um valor em dinheiro digital equivalente. Outra maneira é enviando um cheque por fax para eles. Não ficou claro sobre como você recebe o token de dinheiro nesse caso; Eu acho que eles o enviam por email para você em um endereço que você especificar. Do ponto de vista da privacidade, eles não são tão bons assim; Os números 900 têm a Identificação automática do número, a menos que você esteja disposto a se deslocar para um telefone público para receber seu dinheiro, então ele pode estar vinculado ao seu número de telefone. E o sistema de fax deve ter algum tipo de endereço de retorno que seja vinculado a você.
O outro problema com o NetBank é que a menor denominação que pode ser gasta é de 25 centavos. Devido à natureza semelhante ao dinheiro dos tokens, não vejo uma maneira natural de acumular várias mensagens em um único pagamento. Talvez pudéssemos colocar nosso próprio sistema de dinheiro digital de baixo valor em cima do NetBank, onde os usuários poderiam comprar nosso dinheiro anônimo por 25 centavos e receber fichas suficientes para 25 mensagens, então nós resolveríamos entre nós. Na verdade, isso pode ajudar com os problemas de privacidade também. O dinheiro digital anônimo é altamente patenteado, no entanto.
Com um sistema semelhante a dinheiro, cada mensagem incluiria um token numérico no cabeçalho, que é o dinheiro digital. O remailer iria retirar isso e enviá-lo para o crédito. Este é um sistema simples e pode ser amplamente automático. No entanto, existem algumas questões complicadas sobre trapaceiros reutilizando dinheiro.
O NetBank cobra $4 por mês, mais o dinheiro baseado em um número 900, 20% de desconto no valor de face.
O último sistema que descreverei é o DigiCash de David Chaum. Chaum é o inventor do dinheiro digital e ele certamente conhece suas coisas, além disso, como eu disse, ele tem a propriedade intelectual muito bem costurada em termos de patentes. O sistema de pagamento da DC também é baseado na www atualmente. O cliente deve estar executando um programa especial em seu computador, separado de seu navegador. Este programa mantém seu dinheiro digital, que é similar ao banco do NetBank, mas é mais sofisticado criptograficamente. Quando ele quer comprar algo, o servidor da Web do comerciante faz uma conexão com o programa de DC do cliente e transfere o dinheiro para o comerciante.
A DigiCash diz que eles estão planejando um sistema baseado em email, mas por enquanto sua ênfase está na www. No momento, eles estão apenas em beta e não usam dinheiro real. Eu não sei quando eles serão reais e baseados em e-mail, e não sei se eles disseram qual será a comissão deles. Mas quando isso acontece, pode ser a melhor abordagem se transações de valor pequeno puderem ser suportadas. O DigiCash é totalmente anônimo no sentido de que, uma vez que um cliente recebe o dinheiro, ele fica “cego” de uma maneira criptográfica especial, de modo que o banco não possa associá-lo a esse cliente (e ninguém mais pode, também). Esse tipo de anonimato se encaixa muito bem com nossos requisitos de remailer.
Bem, eu sei que isso é muita informação para trabalhar, mas principalmente eu quero que as pessoas estejam cientes das possibilidades. A maioria dessas coisas é muito, muito nova, com apenas algumas semanas de idade, geralmente. Provavelmente nos próximos meses veremos muito mais opções aparecerem. Estou confiante de que em breve haverá sistemas de pagamento que fornecerão a base técnica para o remailer baseado em taxas. Não espero que alguém fique rico com isso, mas isso pode ajudar a compensar os riscos que todos enfrentamos e pode servir para melhorar a qualidade da rede de remailers.
Hal Finney.
Terminamos assim mais uma obra. Desta vez foi “For-Pay Remailers”, de satoshi nakamoto Hal Finney, publicada em 1994. Espero que tenham gostado. No próximo post damos início ao Capítulo 17. Até amanhã, grande abraço!