O termo Halving é originário do inglês britânico e significa “reduzir pela metade”.
No mundo dos ativos digitais os Halvings são processos muito interessantes que fazem das criptomoedas um ativo de luxo. Isto porque parte das criptomoedas que são mineradas em blocos são estimadas a sofrerem deflação através de um processo ao qual a sua produção se tornará mais lenta ao longo do tempo.
Em consequência a isto, as criptomoedas que possuem halving como processo descrito em seu Whitepaper se tornarão mais escassas a cada “redução pela metade” da recompensa aos mineradores pelo processo de mineração destas criptomoedas.
Este ano diversas criptomoedas já passaram por este processo, assim como muitas outras passarão. Para maior conhecimento sobre as datas dos próximos halvings dos criptoativos basta-nos acessar sites que apresentam os calendários dos eventos importantes que ocorrerão nas criptomoedas para tais informações. Citamos aqui o site https://coinmarketcal.com/en/ onde uma busca pelo termo Halving nos mostrará os eventos passados assim como eventos futuros!
Uma vez que este é um processo importante que ocorre em algumas criptomoedas, quando isto ocorre em ativos digitais que estão entre as principais criptomoedas presentes no mercado, tendem a chamar mais a atenção dos investidores.
Este é o caso da Litecoin (LTC), criptomoeda elencada como o quinto maior criptoativo em capitalização de mercado do mundo, e que está há menos de 1 dia para passar por este processo.
Para o momento no caso da LTC, após 840.000 blocos minerados está programado um novo halving de produção. Atualmente, para cada bloco minerado há a recompensa de 25 LTCs por mineração, e devido ao Halving esta quantidade será reduzida a 12,5 LTCs como recompensa.
Não por menos, a sua taxa de inflação anual será reduzida de 8,7% para aproximadamente 4,26%, mostrando assim a importância deste evento no que diz respeito à deflação dos criptoativos.
Assim sendo, o suprimento total de LTC que será de 84 milhões de criptomoedas totais demorará mais tempo para ser minerado. Até a redação desta reportagem já havia sido minerado aproximadamente 62.991 milhões de LTCs, o que corresponde a aproximadamente 75% do montante total a ser produzido. Atualmente estima-se que aproximadamente 14.400 LTCs sejam mineradas por dia, resultando na produção de aproximadamente 576 blocos diários da criptomoeda.
Cabe ressaltar que o Halving que está para acontecer na LTC segue os mesmos padrões do Bitcoin, e é apenas o segundo dos 32 estipulados para este criptoativo. Este processo ocorrerá a cada 4 anos e deverá ser findado apenas no ano 2138, sendo que o final da produção de LTC está estimado para o ano 2142.
Em comparação à valorização de mercado da LTC, este segundo Halving vem seguindo basicamente o mesmo padrão do primeiro Halving, onde os touros começaram a agir no mercado meses antes, levando a uma supervalorização do ativo antes que o Halving ocorresse.
Após um exorbitante pump no final de 2013 que levou o preço da LTC a aproximados 65 dólares (valorização de aproximados 2000%), a LTC seguiu uma longa desvalorização dentro de uma linha de tendência de baixa que perdurou até o início de janeiro de 2015, onde a LTC sofreu mais uma considerável queda de preço chegando a perder pouco mais de 50% de seu valor em poucos dias, atingindo o valor médio de 1,2 dólares.
Em 2015 ocorreria o seu primeiro Halving, e nos meses seguintes a variação de preço foi mantida na faixa dos 2 dólares, chegando a atingir um fundo de risórios 44 centavos de dólar em meados de março. Em abril de 2015 foram observadas fortes valorizações no preço da LTC, onde seu preço apresentou valorizações intermitentes de 200 a 500 por cento nas velas diárias, chegando a valer 8,52 dólares.
Apesar disto, a LTC manteve a sua regularidade de preço na faixa dos 2 dólares até meados de junho, quando um novo ciclo de alta levou o preço a superar o topo anual de 2015, atingindo o valor de 8,79 dólares. Entretanto, até a data do primeiro Halving, que ocorreu em 26 de agosto daquele ano, a LTC voltou a apresentar queda em seu valor sendo cotada a 3 dólares no dia do Halving.
Atualmente o cenário não é diferente! Após a forte valorização mediada pelo Bullrun das criptomoedas no final de 2017, a LTC assim como todas as outras moedas digitais entraram em uma nova e longa linha de tendência de baixa que perdurou por todo o ano de 2018, tendo no caso da LTC uma surpreendente desvalorização de 93%.
Já em 2019, após transitar entre as faixas dos 20 a 40 dólares no primeiro mês do ano, a LTC “engatou uma quinta” e partiu da faixa dos 30 dólares em 08 de fevereiro para o topo anual na faixa dos 145 dólares em meados de julho (valorização esta de aproximadamente 350%).
O que se viu nos dias decorrentes a esta valorização foi uma correção do seu valor. Há algumas horas do Halving que ocorrerá nesta segunda-feira (05.08.2019), o preço da LTC está em queda, se segurando no suporte dos 90 dólares, com as análises técnicas indicando viés de venda. A não ser que haja uma grande reviravolta e uma súbita alta no preço da LTC, provavelmente a história do primeiro Halving se repetirá.
Para muitos analistas, o momento agora é de aguardar a reação dos mineradores e do mercado, e esperar a estabilização do preço da LTC para que novos aportes ou entradas sejam feitos. Não que esta seja uma recomendação de compra, mas o fato é que a LTC é uma das principais criptomoedas do mercado, sendo mais usual e rápida (em 4 vezes) que o BTC no que diz respeito a transações, e assim sendo, certamente o seu valor está subestimado!
No momento da publicação desta reportagem faltava exatamente 12 horas e 50 minutos para o Halving, número este análogo à quantidade de LTCs que serão “pagos” como recompensa aos seus mineradores (12,5 LTCs por bloco minerado).
Um grande abraço a todos e viva a deflação dos criptoativos!!!!!