A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos está fazendo de tudo para manter seu posicionamento e não entregar à Ripple um importante material que serviria de prova a favor da empresa no caso da criptomoeda XRP.
A Ripple está enfrentando um processo desde o final de 2020, onde a SEC acusa a empresa de vender seus criptoativos de forma não regulamentada.
O caso remete à oferta inicial de moedas (ICO) da XRP, criptomoeda da Ripple, que foi comercializada sem ser registrada como um valor mobiliário.
Se o ETH não é, por que a XRP seria?
A SEC deu entrada em uma moção para manter os materiais relacionados ao discurso de Bill Hinman, ex-diretor da SEC, em sigilo.
O material se refere a um discurso feito por Hinman em junho de 2018, na cúpula do Yahoo Finance All Markets.
À época Hinman era o diretor da SEC, e em sua fala na cúpula afirmou que o Ether (ETH) não é considerado um valor mobiliário.
Assim, a Ripple havia dado entrada com um pedido legal para que tivesse acesso a este material que está em posse da SEC.
De acordo com a Ripple, referindo-se ao discurso de Hinman, “se o Ether não é classificado como um valor mobiliário, por que o XRP deveria ser um contrato de investimento”?
Na moção apresentada ao Distrito Sul de Nova York, a SEC argumenta que a divulgação pública desses documentos impedirá que seus funcionários expressem abertamente suas opiniões e discutam criptomoedas, o que causará danos significativos à agência.
A SEC classifica este “problema” em específico como mais um dos diversos tipos de assédio que seus funcionários sofrem.
A entidade regulatória já havia se oposto à entrega de rascunhos do discurso de Hinman à Ripple anteriormente.
Entretanto, no final de setembro deste ano, a juíza Analisa Torres decidiu que esses materiais fossem incluídos nos processos legais contra a Ripple.
Inclusive devido a esta vitória processual da Ripple, sua criptomoeda deu um salto de preço de mais de 50%.
Com a moção, fica nítido que a SEC sente o peso deste documento no caso, e por isso quer mantê-lo de forma confidencial.
Quer saber tudo o que rolou nestes quase dois anos de processo da SEC contra a Ripple? Acesse aqui.