A Coinbase disse que está pronta para lutar na justiça contra a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) após receber um aviso de Wells sobre a possibilidade de uma ação de execução ser movida contra a empresa.
O regulador tem como alvo o Coinbase Prime e o Coinbase Wallet, e a decisão de levar a SEC ao tribunal foi anunciada pelo CEO da Coinbase, Brian Armstrong, durante uma entrevista no Twitter Space.
Armstrong afirmou que, embora a decisão da SEC não tenha sido totalmente inesperada, foi “um resultado muito estranho” depois que a empresa se reuniu com o regulador cerca de 30 vezes durante os últimos nove meses.
SEC x Coinbase
Ele afirmou que está feliz em ir ao tribunal, se necessário, para desenvolver uma jurisprudência para o setor, a fim de que seja construído de maneira segura, confiável e regulamentada nos Estados Unidos.
A Coinbase disse em um comunicado na quarta-feira que está “confiante na legalidade de [seus] ativos e serviços”, acrescentando que as reivindicações do regulador carecem de detalhes sobre problemas específicos.
Recentemente a SEC noticiou também Justin Sun acusando o empreendedor cripto de fraude e manipulação no lançamento de tokens do ecossistema Tron.
Os reguladores dos Estados Unidos têm como alvo a indústria criptomoedas há algum tempo, e o aviso mais recente da SEC à Coinbase reflete a crença de alguns de que os players da indústria cripto procuram tirar proveito das brechas regulatórias.
Além disso, a postura sobre criptomoedas da Casa Branca foi considerada decepcionante, com o Relatório Econômico Anual do Presidente afirmando que o design de ativos digitais “frequentemente reflete uma ignorância dos princípios econômicos básicos”.
A CEO da Blockchain Association, Kristin Smith, chamou o relatório de “decepcionante” e instou o governo Biden a considerar como será lembrado: como um líder de inovação profunda ou um obstáculo para uma revolução tecnológica global.