Hong Kong está se preparando para abrir caminho para ETFs de criptomoedas à vista, com seu regulador financeiro anunciando hoje que está pronto para começar a aceitar tais aplicações.
Em um comunicado conjunto publicado hoje, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) e a Autoridade Monetária de Hong Kong, o banco central de fato da cidade, declararam que ambas as agências revisaram sua política existente para intermediários que desejam se envolver em atividades relacionadas a ativos virtuais.
Além dos ETFs de futuros de criptomoedas existentes, a SFC disse que está ‘preparada para aceitar aplicações para a autorização de outros fundos com exposição a ativos virtuais, incluindo fundos de troca comercializados em ativos virtuais à vista (VA spot ETFs)’.
Requisitos estritos e custódia
A SFC observou no comunicado que as transações de criptomoedas feitas por tais ETFs devem ser realizadas por meio de plataformas de criptomoedas licenciadas pela SFC ou instituições financeiras autorizadas.
‘Tanto a subscrição em espécie quanto em dinheiro são permitidas para ETFs de VA à vista autorizados pela SFC’, acrescentou o regulador.
Quando se trata de custódia, a SFC disse que o administrador ou custodiante do fundo deve delegar sua função de custódia de criptomoedas apenas a uma plataforma de ativos virtuais licenciada pela SFC ou aquelas que atendam aos padrões de custódia de criptomoedas emitidos pela HKMA.
Abraçando as criptomoedas
Ao contrário da repressão mais ampla da China continental ao comércio e mineração de criptomoedas, Hong Kong lançou o tapete vermelho para empresas de criptomoedas este ano, chegando até a incentivar os bancos a trabalhar com elas.
‘Eles são muito receptivos à indústria de criptomoedas e potencialmente seriam um dos primeiros a aprovar um ETF de criptomoedas à vista por um mercado financeiro desenvolvido’, disse Jason Chan, sócio do escritório de advocacia de Hong Kong Howse Williams, ao The Block.
Em outubro de 2022, as autoridades de Hong Kong divulgaram uma série de declarações políticas sobre criptomoedas para fortalecer sua posição como um centro financeiro global.
Em junho, Hong Kong iniciou oficialmente seu regime de licenciamento de criptomoedas para plataformas de negociação de ativos virtuais, permitindo que exchanges licenciadas ofereçam serviços de negociação de varejo.