Emergências, como a atual pandemia do COVID-19, oferecem oportunidades de ouro para hackers e scammers lançarem campanhas fraudulentas para lucrar com os medos ou compaixão das pessoas.
Scammers estão criando sites fraudulentos que oferecem “curas” ou criando sites que apontam as pessoas para um mapa on-line que visa rastrear casos do COVID-19, mas na verdade roubam nomes de usuário, senhas e números de cartão de crédito armazenados no navegador do usuário e até mesmo se passando por Organização Mundial da Saúde (OMS) para roubar dinheiro.
De acordo com a empresa de segurança cibernética Sophos, alguns criminosos agora estão se disfarçando de OMS (Organização Mundial da Saúde) na tentativa de roubar doações de criptomoedas para combater a pandemia do COVID-19.
As personificações da OMS foram relatadas pelo especialista em segurança da Sophos, Chester Wisniewski, em 19 de março. Segundo o pesquisador, os golpistas estão tentando enganar as pessoas e pedindo Bitcoin como uma doação ao Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 da OMS, estabelecido em parceria com as Nações Unidas.
De acordo com Wisniewski, os golpistas pedem aos doadores em potencial que enviem doações em Bitcoin diretamente em um endereço fornecido por email. No momento da redação deste artigo, os dois endereços Bitcoin listados no email estavam vazios.