A criptomoeda XRP viu seu valor subir e descer devido a processos distintos nos últimos dias.
Primeiro o preço da criptomoeda saltou devido à distribuição (airdrop) do Token SPARK, produto da Ripple Labs.
Após a correção óbvia que ocorreria após o snapshot das exchanges para a distribuição do Token, veio a notícia de que a Securities and Exchange Commission (SEC) havia decidido processar a Ripple.
O motivo está aparentemente relacionado à comercialização da criptomoeda XRP, que seria classificada como título não registrado pela Entidade.
A revelação do ocorrido foi feita pelo CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, em entrevista à revista Fortune.
Tanto Brad Garlinghouse, assim como o co-fundador da Ripple, Chris Larsen, serão incluídos como réus no processo.
De acordo com o CEO da Ripple, trata-se de “um ataque a todo o setor de criptomoedas e à inovação americana”.
Esta declaração pareceu um tanto quanto hipócrita, uma vez que o próprio Garlinghouse afirmou na entrevista que a Entidade americana estaria prejudicando o XRP para beneficiar as criptomoedas Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).
De fato, por ser produzido de forma centralizada, o XRP é dentre estas três criptomoedas a que mais está regulamentada dentro da SEC.
Garlinghouse também afirmou que esta denúncia e Ação contra a Ripple poderia favorecer a China na produção de sua moeda digital do Banco Central.
Sem sombra de dúvidas esta discussão irá longe, uma vez que a SEC acusará a Ripple de vender mais de US$1,3 bilhão de títulos não registrados.
Entretanto, o XRP não é uma moeda minerável e seu montante em circulação e valores são bastante divergentes, o que poderá causar distorções processuais.
Cabe lembrar que boa parte das criptomoedas XRP ainda estão em posse da Ripple.
Não se engane, estamos prontos para lutar e vencer
Essa batalha está apenas começando!
Brad Garlinghouse
Em comentários à Fortune, o CEO da Ripple criticou a SEC e seu presidente, Jay Clayton, por este estar saindo junto ao Governo Trump, deixando assim a “bomba” para o próximo Governo.
Pelo que se tem visto recentemente, os legisladores americanos estão pegando firme na regulamentação dos criptoativos, e estão apertando as rédeas contra as carteiras de criptoativos não custodiadas e as exchanges descentralizadas.