Em um anúncio publicado no dia 09 de outubro, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, SEC, rejeitou os pedidos da Bitwise Asset Management e da NYSE Arca de ETF Bitcoin.
Segundo a SEC, os pedidos não atendiam os requisitos necessários em relação a possíveis manipulações de mercado e atividades ilícitas.
“Em vez disso, a Comissão está desaprovando essa mudança de regra proposta porque, como discutido abaixo, a NYSE Arca não cumpriu sua obrigação sob a Lei de Câmbio e as Regras de Prática da Comissão demonstram que sua proposta é consistente com os requisitos da Seção 6 (b) da Lei de Câmbio (5). ), e, em particular, a exigência de que as regras de uma bolsa de valores nacional sejam projetadas para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras.”
No dia 07 de outubro, o diretor-gerente e chefe de pesquisa global da Bitwise, Matta Hougan, parecia estar confiante sobre o assunto e chegou a dizer em entrevista que “estamos mais perto do que jamais estivemos antes de obter um ETF Bitcoin aprovado“.
“Dois anos atrás, não havia custodiados regulamentados e segurados no mercado de Bitcoin. Hoje,… existem grandes nomes como Fidelity e CoinBase [com] centenas de milhões de dólares em seguros de empresas como o Lloyd’s de Londres.”, Hougan disse.
A Bitwise havia apresentado inicialmente seu pedido de alteração das regras das leis de valores mobiliários dos EUA em janeiro.