A empresa de tecnologia Web 3 e blockchain, ConsenSys, desenvolvedora da carteira de criptoativos, Metamask, lançou a sua solução de segunda camada para a rede Ethereum.
Status atual e planos de expansão do ConsenSys zkEVM
A ConsenSys lançou a “rollup”, zkEVM, em fase de testnet beta.
Trata-se de uma solução em segunda camada para a rede Ethereum que acumula e processa transações fora da rede principal do Ethereum, aumentando assim a velocidade das transações e barateando o processo.
“A integração está pronta para uso com as ferramentas Ethereum existentes”, disse a empresa em sua página.
O novo teste beta privado já está disponível no Infura para candidatos selecionados, e os participantes poderão “fazer a ponte entre o testnet Goerli e o zkEVM para testar seus contratos inteligentes, dapps usando as ferramentas, infraestrutura e carteiras com as quais estão familiarizados”.
As inscrições para os desenvolvedores testarem a nova solução estão abertas na página da empresa, e os testes terão início a partir de janeiro de 2023.
A inscrição é gratuita e exige dentre outras informações um endereço de carteira.
Até o momento a ConsenSys disse já ter recebido mais de 15.000 inscrições.
“Pretendemos saber se a experiência do desenvolvedor do zkEVM tem potencial para acelerar a inovação na Web3, e avaliaremos o feedback da comunidade para informar nosso próximo passo”, disse a empresa em comunicado.
Este rollup tem suporte para protocolos da Ethereum Virtual Machine (EVM), o que qualquer aplicativo ou contrato inteligente da rede principal do Ethereum possa ser implementado sem que haja a necessidade de alterações em seu código.