Os desenvolvedores da blockchain Ethereum agendaram a ativação da próxima atualização da rede, chamada “Dencun”, para o dia 13 de março.
Dencun trará um recurso técnico chamado “proto-danksharding” e representa a atualização mais significativa do Ethereum desde a atualização “Shapella” em abril passado. Aquela atualização permitiu às pessoas retirarem seu ETH em staking anteriormente bloqueado pela primeira vez.
Enquanto isso, Dencun mudará irreversivelmente o código subjacente do Ethereum. O nome Dencun combina “Deneb”, o nome de uma estrela na constelação de Cygnus, com “Cancun”, onde ocorreu o Devcon 3.
Atualização Dencun do Ethereum
Uma das mudanças mais discutidas é o recurso “proto-danksharding” da atualização, que introduz um novo tipo de transação envolvendo “blobs”, um espaço de memória para armazenar dados de transação.
A introdução de transações que carregam blobs deverá reduzir o custo de transação para rollups de camada 2 como Arbitrum e Optimism. Os desenvolvedores de software decidiram sobre a data na manhã de quinta-feira em sua reunião quinzenal no Zoom, focada na coordenação de mudanças na camada de consenso da blockchain, o componente do Ethereum dedicado a estabelecer acordo entre os participantes da rede sobre o estado da rede.
O anúncio vem um dia após os desenvolvedores do Ethereum ativarem com sucesso a atualização em uma rede de teste chamada “Holešky”. As redes de teste são instâncias de blockchains onde desenvolvedores e usuários podem experimentar mudanças nas funcionalidades da rede sem afetar a rede real e ao vivo.
O preço do ETH, a criptomoeda nativa da blockchain do Ethereum, aumentou 3,3% nas últimas 24 horas, para US$ 2.514 no momento da publicação, conforme dados do CoinGecko.