Um grupo de desenvolvedores da blockchain Ethereum (ETH) estão programando o lançamento da rede de teste para a próxima grande atualização da rede, denominada Cancun-Deneb (DenCun), no mês de janeiro.
Essa iniciativa indica que a equipe descentralizada está se aproximando da implementação de melhorias cruciais de escalabilidade na rede principal.
Para conduzir a avaliação da atualização, três testnets do Ethereum, nomeadamente Goerli, Sepolia e Holesky, estão programadas para serem lançadas nos próximos dois meses, conforme acordado durante a última reunião AllCoreDevs.
O cronograma estabelece o lançamento da testnet Goerli em 17 de janeiro, seguido por Sepolia no dia 30 de janeiro e, por fim, a atualização Holesky no dia 7 de fevereiro.
Atualização DenCun da rede Ethereum
A atualização DenCun trará consigo o Proto-Danksharding e os chamados “Blobs” de dados. As soluções representam um avanço significativo na busca por reduzir as elevadas taxas de gás que frequentemente impactam a rede Ethereum e os seus usuários. Além disso, a atualização pretende aprimorar a capacidade geral da rede.
Um destaque da atualização é a introdução dos Blobs de dados, incorporando a proposta de melhoria EIP-4844. Esses blocos de dados substanciais serão tratados separadamente das transações convencionais, promovendo um processamento mais eficiente das transações.
Além disso, o DenCun incluirá o Proto-Danksharding, uma etapa crucial rumo à implementação do sharding. Essa técnica de fragmentação possibilitará a divisão da blockchain em segmentos menores, chamados de fragmentos. Na prática, isso permitirá o processamento paralelo e, assim, vai aprimorar de forma significativa a escalabilidade da rede Ethereum.
Recentemente, a rede de testes Goerli realizou um teste bem-sucedido para avaliar o desempenho pós-DenCun, apresentando resultados promissores e preparando terreno para a próxima fase de implementação.