- Os desenvolvedores do Ethereum concordaram em implementar futuros hard forks em sucessão mais rápida
- A atualização pode ser a maior na história do Ethereum, com até 20 Propostas de Melhoria do Ethereum (EIPs)
- Os desenvolvedores do Ethereum também definiram um prazo de 10 de abril para finalizar o Fusaka
Os desenvolvedores do Ethereum concordaram em acelerar a implementação de futuras atualizações de protocolo, buscando otimizar o funcionamento da rede.
Durante uma reunião no dia 13 de fevereiro, membros da Ethereum Foundation e especialistas do ecossistema debateram as mudanças, incluindo os hard forks Pectra e Fusaka, previstos para os próximos meses.
Pectra traz melhorias para carteiras cripto e escalabilidade
A atualização Pectra, programada para abril, promete ser uma das mais significativas na história do Ethereum. O hard fork implementará até 20 Propostas de Melhoria do Ethereum (EIPs), que visam aprimorar a experiência do usuário e aumentar a eficiência da rede.
🥵 SPICY All Core Devs call today. Pretty strong consensus from the Pectra Retrospective post that the people want faster fork cadences… that's going to mean less dilly-dallying about scope and more aggressively presented opinions
— nixo.eth 🦇🔊🥐 (@nixorokish) February 13, 2025
“Um consenso bastante forte da postagem retrospectiva do Pectra de que as pessoas querem cadências de fork mais rápidos”, disse Nixo Rokish, um membro do suporte ao protocolo da EF, em uma postagem X.
Entre os destaques do Pectra, está a ampliação do número de blobs de três para seis, dobrando a capacidade de armazenamento de dados. Como resultado, essa melhoria será essencial para o escalonamento do Ethereum, especialmente para soluções Layer 2 que utilizam rollups para reduzir taxas e aumentar a velocidade das transações.
Além disso, a atualização também incluirá novas funções para contratos de sistema, que devem ser lançados na mainnet no dia 17 de fevereiro. Dessa forma, as mudanças podem facilitar a interação dos usuários com carteiras cripto, tornando as transações mais intuitivas e eficientes.
Summary of today's AllCoreDevs call is up on @EthMagicians 🧙
Here are the highlights ✨ pic.twitter.com/xHLFsi2m70
— timbeiko.eth (@TimBeiko) February 13, 2025
Fusaka aprimora inclusão de transações na rede
Além do Pectra, os desenvolvedores do Ethereum estabeleceram o dia 10 de abril como prazo final para a implementação do hard fork Fusaka. Essa atualização trará otimizações no processo de inclusão de transações, tornando o sistema mais dinâmico.
Em princípio, os desenvolvedores terão até 13 de março para apresentar novas propostas de melhoria, enquanto a comunidade poderá sugerir mudanças até 27 de março. O objetivo é garantir que o Fusaka atenda às principais demandas dos usuários sem comprometer a segurança e a descentralização da rede.
As novas atualizações seguem a recomendação da Paradigm, uma das maiores empresas de venture capital focadas em cripto, que incentivou o Ethereum a acelerar sua evolução tecnológica. De todo modo, o mercado observa atentamente as mudanças, já que um roadmap mais ágil pode fortalecer a posição do Ethereum como a principal blockchain para contratos inteligentes.