Jeremy Allaire, CEO da Circle, fez uma previsão animadora: pagamentos via NFC usando a USDC, stablecoin da Circle, em dispositivos iPhone poderão ser uma realidade em breve. A declaração veio após a Apple anunciar que abrirá sua funcionalidade de pagamentos NFC (Near Field Communication) para desenvolvedores de terceiros. Isso cria novas possibilidades para o uso de criptomoedas em dispositivos da marca.
Em um tuíte, Allaire incentivou os desenvolvedores de carteiras digitais a se prepararem para as novidades. Ele esclareceu que, apesar da especulação, a Circle não tem uma parceria formal com a Apple. Ou seja, essa mudança não tem ligação com o Apple Pay. O verdadeiro potencial, segundo ele, está no fato de que a abertura do NFC permitirá que carteiras Web3 e de criptoativos utilizem a tecnologia para realizar transações.
Isso significa que, com um simples toque, uma carteira digital compatível com USDC em um dispositivo iOS poderá transmitir informações de pagamento para outro dispositivo, como uma máquina de ponto de venda ou outro iPhone. A transação seria confirmada via FaceID e a blockchain faria a liquidação do pagamento em USDC.
Allaire também destacou que essa funcionalidade criará uma nova via para pagamentos diretos entre consumidores e comerciantes usando USDC. Além disso, ele vê um futuro promissor para NFTs sendo utilizados como ingressos e certificados, e para o uso de outras stablecoins.
Nesse sentido, ele recomendou que os desenvolvedores de carteiras digitais comecem a trabalhar com os novos kits de desenvolvimento da Apple e se preparem para oferecer suporte ao “Tap to Pay” com USDC. Enquanto isso, as empresas de hardware de ponto de venda e processadores de pagamento devem começar a se adaptar para realizar liquidações nativas em USDC.
Dê o Próximo Passo e Invista Agora
- Leia também: Bloomberg diz que Ripple fez bem em ‘brigar’ com a SEC e que outras empresas cripto devem fazer o mesmo
Apple libera NFC para desenvolvedores e pode beneficiar USDC
Essa decisão da Apple de abrir o acesso ao chip NFC nos iPhones veio após anos de pressão por parte de reguladores, como a União Europeia, que exigiam mais competitividade no mercado de pagamentos móveis. Até então, apenas o Apple Wallet e o Apple Pay tinham permissão para utilizar essa tecnologia em dispositivos da empresa.
Apesar da mudança, a Apple impôs diversas condições para que os desenvolvedores possam utilizar essa função. As empresas interessadas terão que firmar acordos comerciais com a Apple, cujas taxas associadas ainda não foram divulgadas. Além disso, a empresa de Cupertino afirma que trabalhará apenas com desenvolvedores autorizados que atendam a determinados requisitos regulatórios e de segurança.
A nova integração da NFC estará disponível inicialmente apenas em alguns mercados, incluindo Brasil, Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, após a atualização do iOS 18.1, prevista para o outono deste ano.