Um contribuidor da Taproot Wizards, uma coleção de arte inscrita por Bitcoin Ordinals, desenvolveu um software que permite aos operadores de nós Bitcoin rejeitar blocos que incluem inscrições Ordinais.
Rijndael, o contribuidor pseudônimo e chefe de tecnologia da Taproot Wizards, anunciou o lançamento do script em 26 de dezembro.
Merry Christmas, ord disrespectoors! I have a gift just for you!
This will rid your node of inscriptions. You can run it, or not. It's your computer, you can run whatever software you want on it.
Relay filtering doesn't work. This has teethhttps://t.co/ONfKQRgUyF
— Rijndael (@rot13maxi) December 26, 2023
O script foi projetado para fazer com que os nós rejeitem quaisquer blocos que incluam inscrições, uma medida que, se adotada pela maioria econômica dos nós, forçaria os mineradores a construir em uma ponta de cadeia que não tenha inscrições.
nope, this just affects bitcoin.
either go run the script or admit that you're just virtue signaling on twitter and are uninterested in stopping inscriptions
— Rijndael (@rot13maxi) December 26, 2023
Rijndael desafiou os críticos das Ordinals a executar o script, insinuando que muitos estão apenas sinalizando virtude no Twitter e não estão interessados em parar as inscrições.
Debate sobre censura e governança do Bitcoin
A iniciativa de Rijndael é vista como uma demonstração do impasse mexicano que é a governança do Bitcoin. James Check, analista líder da Glassnode, comentou que é improvável que o software ganhe tração, apesar de alguns críticos vocais das Ordinais.
Ele explicou que o software é uma demonstração de que a maioria dos que reclamam das Ordinals está em minoria e que usar o software invalidaria efetivamente o próprio nó, já que as transações são válidas.
Rijndael também zombou dos críticos das Ordinals, criando uma descrição exagerada das Ordinals na página do repositório do GitHub.
Continuação do debate sobre Ordinals
O debate sobre a censura das Ordinais ressurgiu no mês passado, quando a empresa de mineração de Bitcoin OCEAN, liderada pelo desenvolvedor do Bitcoin Core Luke Dashjr, começou a rejeitar transações Ordinais, citando riscos de ataques de negação de serviço e aumento da congestão do mempool.
We are happy to announce testing of Bitcoin Knots v25.1 has completed successfully, and is now deployed to production. Among other improvements, this upgrade fixes this long-standing vulnerability exploited by modern spammers. As a result, our blocks will now include many more… https://t.co/II3y0B6Pu4
— OCEAN (@ocean_mining) December 6, 2023
Enquanto alguns veem benefícios ou desvantagens potenciais nas Ordinais, dependendo da situação, a discussão continua. Com a atualização do Bitcoin Core prevista para 2024, uma solução pode ser implementada para reduzir os volumes das Ordinais.