Desenvolvedores que estão construindo suas redes usando o Arbitrum Orbit agora têm a opção de usar o Celestia para disponibilidade de dados. Arbitrum, uma solução de escalabilidade Ethereum, é uma das maiores cadeias em valor total bloqueado (TVL) atualmente.
Com um TVL de US$ 1,82 bilhões e cerca de 470 dapps implantados em sua rede, a integração com o Celestia, uma camada modular de disponibilidade de dados, representa um avanço significativo.
Com essa integração no stack Nitro do Arbitrum, os projetos construídos usando o Arbitrum Orbit terão a opção adicional de publicar dados no Celestia.
Celestia: uma solução modular para dados
Um porta-voz da Fundação Celestia informou que o Celestia é projetado para ser modular. Isso significa que os desenvolvedores não precisarão configurar seu próprio comitê de disponibilidade de dados (DAC) ou confiar em um pequeno comitê de validadores para armazenar dados por um período limitado de tempo.
‘Eles simplesmente implantarão com total integração no stack Nitro/ provas de fraude, desde o primeiro dia’, disse o porta-voz. O Celestia oferece segurança criptoeconômica e escala com amostragem de disponibilidade de dados (DAS), a primeira abordagem que escala de forma segura com o número de usuários.
Origens e implicações para a comunidade Ethereum
Na comunidade de escalabilidade Ethereum, uma pergunta comum é: O que exatamente é um rollup Ethereum? Em termos gerais, os rollups Ethereum são soluções de escalabilidade projetadas para tornar o Ethereum mais rápido e econômico.
Eles realizam execuções fora da blockchain de camada 1 e depois postam os dados de volta no mainnet. Um porta-voz da Fundação Celestia observou que o Celestia é algo que se originou da comunidade de pesquisa Ethereum. ‘O artigo DAS foi coescrito com Vitalik, e John Adler era um pesquisador trabalhando na escalabilidade Ethereum antes de fundar o Celestia’, disseram.
Isso abre um novo leque de possibilidades para os desenvolvedores Ethereum, que não seriam possíveis com o nível de escala oferecido pelo Ethereum, mesmo após o EIP-4844.