As empresas Microsoft e Axelar formalizaram parceria para empreender em startups de inteligência artificial em Web3. A Axelar desenvolve soluções de interoperabilidade entre cadeias de blockchain, e junto à Microsoft vai desenvolver pontes e rampas de acesso a desenvolvedores de tecnologia Web3.
A colaboração associará a Axelar General Message Passing (GMP), que é uma tecnologia de automatização e implantação de cadeias cruzadas para aplicativos descentralizados, com a plataforma de computação em nuvem da Microsoft Azure.
O projeto visa criar soluções programáveis e ferramentas de desenvolvedor exclusivas da Axelar, e também estará disponível para desenvolvedores que buscam integrar funcionalidades independentes das blockchains hospedadas em nuvens.
Microsoft Azure e Axelar
As duas empresas de tecnologia digital trabalharão juntas em soluções multicadeia que conectarão blockchains públicos e privadas, explorando a tecnologia de nuvem e de inteligência artificial da Microsoft, através da Azure.
Daniel An, diretor de desenvolvimento de negócios da divisão Web3 e inteligência artificial da Microsoft disse que ‘ao alavancar nossos pontos fortes e conhecimentos, podemos capacitar as organizações a adotar a tecnologia blockchain e transformar suas operações’.
A Axelar recentemente formalizou outras parcerias com protocolos cripto como a Uniswap, Fantom, Binance Chain e Polygon, entre outros, o que possibilita a associação de importantes cadeias ao projeto.
- Leia também: Aperto regulatório ajudou o Bitcoin e prejudicou o restante do mercado de criptoativos em junho, diz relatório
O cofundador da Axelar, Sergey Gorbunov, disse que o grande desafio de levar inteligência artificial ao ‘mainstream’ era garantir que ela pudesse ser confiável’. Assim, disse acreditar que a tecnologia da inteligência artificial e seus dados precisam ser mantidos privados, e que conexões seguras com blockchains podem ser usadas para provar e estabelecer confiança entre os clientes, independentemente de onde os dados são consultados.
‘Com a Microsoft, agora também podemos explorar a possibilidade de outras novas fronteiras na Web3, como serviços ‘Open AI’ habilitados para blockchain e a integração de inteligência artificial em aplicativos de Web3′, disse Gorbunov.