Cunhar NFTs na blockchain do Bitcoin (BTC) parece algo que não existe, no entanto isso é possível e um projeto chamado Ordinals foi lançado no blockchain do TC, permitindo efetivamente NFTs on-chain nativos do Bitcoin.
Liderado pelo ex-colaborador do Bitcoin Core, Casey Rodarmor, o protocolo é uma convenção para numerar e transferir satoshis individuais na rede Bitcoin.
Ord, uma implementação específica de Ordinals, “é uma carteira e explorador que permite rastrear a localização de satoshis específicos e seus números ordinais – atribuídos pelo protocolo Ordinals – bem como visualizar, criar e transferir inscrições , ou seja, satoshis individuais inscritos com conteúdo arbitrário”, afirma o protocolo.
Mas o que isso quer dizer?
Isso significa que a introdução de Ord traz NFTs para Bitcoin, permitindo que conteúdo, como imagens, vídeos e HTML sejam incluídos em uma transação Bitcoin e atribuídos a um satoshi individual, ou seja, aquele satoshi ‘contém’ aquela imagem.
“As inscrições, usando o protocolo ordinals, são totalmente on-chain e não requerem uma sidechain ou token separado”, diz o comunicado. “As inscrições herdam a simplicidade, imutabilidade, segurança e durabilidade do próprio Bitcoin.”
- Leia também: Bitcoin sobe quase 4% depois do anuncio do FED
Bitcoin
Desde o seu lançamento, o projeto atraiu muitos debates em relação ao impacto de ordinais e inscrições no Bitcoin. Apoiadores do Ordinals, como Dan Held, descrevem isso como um benefício para o Bitcoin, dizendo:
“Ele traz mais casos de uso financeiro para o Bitcoin e gera mais demanda por espaço em bloco”.
Enquanto isso, críticos de Ordinals como Blockstream CEO e Bitcoiner de longa data Adam Back explicaram que “Bitcoin é projetado para ser resistente à censura. Isso não nos impede de comentar levemente sobre o puro desperdício e estupidez de uma codificação como essa”
O debate em andamento parece resultar de discussões em relação ao uso potencial de espaço de bloco e aumento da largura de banda necessária para executar nós como resultado de inscrições.
Independentemente do debate, “o projeto Ordinals continua sem fases”, diz o comunicado à imprensa, “com colaboradores continuando a adicionar novos recursos, como proveniência, coleções, capacidade de composição e um mercado descentralizado”, ou seja, o Bitcoin agora tem NFTs nativos assim como Ethereum, Solana e outras blockchains.
“Será muito interessante acompanhar como essa história irá se desenrolar. É a primeira vez que NFTs são criados no Bitcoin, diretamente on-chain”, disse o especialista BTCCASEY.
- Leia também: Cardano lançou a sua stablecoin DJED