A PancakeSwap, uma das principais exchanges descentralizadas, propôs a introdução do veCAKE (CAKE com voto-escrowed), uma inovação destinada a aumentar a influência na governança, impulsionar a liquidez dos pools e recompensar os detentores de CAKE.
Esta proposta, parte do roteiro do quarto trimestre da PancakeSwap, introduzirá ‘voting gauges’, permitindo que os detentores de veCAKE votem na distribuição das emissões de CAKE nas fazendas.
O sistema veCAKE permitirá que os detentores influenciem diretamente a alocação das emissões de CAKE em cada pool, com o poder de voto dependendo do saldo de veCAKE. Além disso, os detentores poderão delegar seus direitos de voto a protocolos externos, ganhando recompensas adicionais.
Implementação e impacto
A implementação do veCAKE ocorrerá em fases, começando com pools de liquidez na BNB Chain, Ethereum e Arbitrum, com recompensas de aproximadamente 0,99 CAKE por bloco.
A equipe da PancakeSwap, conhecida como ‘Kitchen’, propõe manter uma participação de voto de 40% na fase inicial, para garantir uma transição suave para os provedores de liquidez e manter a profundidade de liquidez e a geração de taxas.
Essa abordagem visa sustentar retornos competitivos para os principais pools de liquidez, cumprir acordos de parceria existentes e alocar gradualmente para fazendas menores.
Próximos passos e participação comunitária
A votação sobre a proposta está programada para terminar em breve, e se aprovada, o veCAKE será lançado logo após a conclusão da votação. Até o momento, a proposta tem recebido apoio esmagador, com mais de 98% dos votos a favor.
A PancakeSwap também planeja fornecer um FAQ abrangente para ajudar os detentores de CAKE a participar do veCAKE e do sistema de votação. Este movimento segue outras iniciativas da PancakeSwap, como a partilha de receitas de taxas de negociação com os detentores de CAKE e o lançamento de um mercado de jogos.