A principal plataforma de vídeos do mundo começou a remover vídeos relacionados ao universo cripto dos principais criadores de conteúdo do tema. Sem aviso prévio, o Youtube removeu vídeos dos principais canais sobre criptomoedas, como Chris Dunn, que possui um canal que leva seu próprio nome, onde ele compartilha seus conhecimentos da área financeira; Node Investor, canal com foco em análises técnicas, investimento e negociação de criptmoedas; e Chico Crypto, canal de Tyler Swope, onde traz informação para iniciantes e entusiastas avançados de forma irreverente.
Apesar do YouTube prezar pelos seus anunciantes e visitantes, removendo de forma deliberada conteúdos que infrinjam os termos de uso da plataforma e desmonetizando os conteúdos que, embora não violem tais termos, julgam ser delicados, o recente ataque aos criadores de conteúdo cripto foi movido sem precedentes.
Após a plataforma remover seus vídeos, Chris Dunn, que hoje possui mais de 211 mil inscritos e quase 7,5 milhões de visualizações, tweetou que o YouTube removeu seus vídeos por, segundo a empresa, possuírem “conteúdo prejudicial e perigoso” e “venda de produtos irregulamentados”.
Node Investor, que possui mais de 50 mil inscritos na plataforma e acumula quase três milhões de visualizações, também tweetou sobre a remoção de seu vídeo. O vídeo intitulado “How I Research Cryptocurrencies – My favorite sites and resources, (Como eu pesquiso criptomoedas – meus sites e ferramentas favoritas), possuía mais de 55 mil visualizações e havia sido publicado a cerca de dois anos atrás, foi removido por violar o termo referente à “venda de produtos regulamentados”.
O canal Chico Crypto aparentemente foi o que mais perdeu vídeos devido ao ataque da plataforma, foram pelo menos 10 vídeos derrubados. Segundo o twitter do canal, há provas de que um grupo do Telegram, estaria comandando denúncias em massas contras seus vídeos.
Até o momento, não há informações sobre a decisão do YouTube sobre nenhum dos casos. No entanto, os youtubers cripto já pensam em migrar de plataforma, apostando em plataformas de vídeos descentralizadas, onde esses tipos de ocorrências não seriam possíveis.
*Atualizamos
O vídeo do canal Node Investor, acima relatado, voltou a plataforma após ter sido removido pelo YouTube. Até o presente momento não há notícias do que teria levado a plataforma voltar atrás de sua decisão. O canal também não se manifestou em suas redes sociais.