A Bitmain, principal fabricante chinesa de equipamentos de mineração de criptomoedas, acaba de registrar uma Oferta Pública Inicial (IPO) junto à Securities and Exchange Commission dos EUA. Surpreendentemente, a IPO será patrocinado pelo famoso Deutsche Bank.
A concorrência entre as gigantes chinesas de mineração de criptomoeda está fica acirrada. Ontem, a segunda maior empresa de mineração de Bitcoin, Canaan Creative, entrou com uma IPO de US $ 400 milhões na Nasdaq. Não demorou muito tempo para surgir notícias de que a principal concorrente da Canaan, Bitmain, anunciou sua própria IPO.
No entando, a Bitmain ainda tem um caminho difícil pela frente. As conexões da empresa com o Bitcoin Cash (BCH) podem ser um grande obstáculo. Não há precedentes para julgar como a SEC decidirá sobre esse pedido, no entanto, o fato da Bitmain estar sendo apoiada pelo Deutsche Bank, provavelmente, lhe dará uma maior possibilidade de ser aprovada.
Uma mudança interna para a Bitmain
Esta semana foi uma montanha-russa para a maior empresa de mineração de Bitcoin do mundo. O co-fundador da Bitmain, Micree Ketuan Zhan, deixou a empresa devido a “disputas internas”. Isso efetivamente colocou Jihan Wu no comando da empresa, o que alguns descreveram como um “golpe de gestão”.
Provavelmente, a mudança deve-se a falhas da empresa em várias frentes. A Bitmain acumulou mais de US $ 1 bilhão em perdas em 2018, juntamente com o Bitcoin Cash caindo completamente no ano passado. Com o fracasso de sua IPO em Hong Kong, a empresa estava lutando para manter seu domínio no mercado e permanecer lucrativa.
A nova IPO dos EUA é uma tentativa de salvar a empresa problemática, mas resta saber se será aprovado pelos reguladores. Não está claro quanto a empresa planeja levantar durante sua Oferta Pública Inicial, se aprovada.